O ciclista, 22 anos, que em outubro já tinha conquistado a medalha de prata nesta especialidade dos Europeus de sub-23, estreou-se nas medalhas entre a elite no primeiro dia do Europeu.
Corpo do artigo
Iuri Leitão sagrou-se, esta quarta-feira, vice-campeão europeu de eliminação, no primeiro dia dos campeonatos da Europa de ciclismo de pista, que decorrem em Plovdiv, na Bulgária.
O ciclista, 22 anos, que em outubro já tinha conquistado a medalha de prata nesta especialidade dos Europeus de sub-23, estreia-se nas medalhas entre a elite, ao ficar atrás apenas do britânico Matthew Walls, batendo o russo Sergei Rostovtsev, terceiro, pelo segundo lugar.
Na prova de eliminação, os ciclistas mais lentos de duas em duas voltas vão sendo eliminados, ao serem o último a cruzar a meta em cada passagem, e o português teve de sprintar várias vezes para se manter a salvo.
Quando já só restavam cinco ciclistas, Leitão voltou a fazê-lo e acabou por passar tranquilo à luta pelas medalhas, chegando, depois, ao sprint derradeiro pelo ouro, com Walls já sem forças para a discutir.
O ciclista de Viana do Castelo foi o principal destaque português no primeiro dia de corridas, com Maria Martins a ser décima classificada no scratch, disciplina em que foi medalha de bronze nos Europeus de 2019 e nos Mundiais de 2020.
Esta prova foi ganha pela italiana Martina Fidanza, nova campeã da Europa, seguida da bielorrussa Hanna Tserakh, segunda, e da ucraniana Tetyana Klimchenko, terceira.
Na quinta-feira, Iuri Leitão disputa o scratch em busca de nova medalha, enquanto Tata Martins vai à luta na eliminação, prosseguindo ambos em prova na sexta-feira, no omnium.
Ivo Oliveira e Iuri Leitão disputam a perseguição individual também na sexta-feira, com Maria Martins e Rui Oliveira nos pontos, antes de os irmãos Oliveira encerrarem a participação portuguesa no domingo, em madison.