Uma forma de antecipar a decisão dos organizadores, que iriam recusar a sua inscrição
Corpo do artigo
A equipa de ciclismo Israel-Premier Tech informou que, "por razões de segurança", não vai alinhar, na próxima semana, nas provas italianas Coppa Bernocchi (dia 6), Tre Valli Varesine (dia 7) e Gran Piemonte (dia 9), embora essa decisão seja, provavelmente, uma forma de antecipar a decisão dos organizadores, que iriam recusar a sua inscrição, como sucedeu com o Giro dell'Emilia de hoje. A prova que contará com Afonso Eulálio e Ivo Oliveira já tinha acordado com a formação israelita o cancelamento da sua presença, por temer manifestações como as que marcaram a Volta a Espanha.
Em Itália têm-se verificado grandes protestos contra o genocídio em Gaza e já se teme que possam afetar a Lombardia do próximo dia 11, última clássica Monumento da época. Sendo uma prova do World Tour, os organizadores não podem recusar a formação israelita. Esta, que atualmente corre na Croácia e na Alemanha, ainda não se pronunciou sobre essa presença.
A equipa israelita tem sido ainda pressionada para alterar o seu nome e país de inscrição para a próxima época, na qual subirá ao World Tour. O patrocinador Premier Tech, empresa canadiana, considerou "insustentável" manter a designação, enquanto a Factor, também fornecedora de bicicletas, garantiu que sairá se isso acontecer. A decisão final não está tomada.