Dupla portuguesa falhou a qualificação para o quadro principal do torneio
Corpo do artigo
A dupla portuguesa de voleibol de praia constituída pelos irmãos Gonçalo e Tomás Sousa falhou esta quarta-feira a qualificação para o quadro principal do Elite16 de Espinho, a decorrer até domingo na praia da Baía.
Gonçalo Sousa e Tomás Sousa foram eliminados na fase de qualificação da etapa portuguesa ao perder por 2-0 com os norte-americanos Miles Evans e Chase Budinger, pelos parciais de 21-14 e 21-15.
A derrota afasta os irmãos Sousa do quadro principal do Elite16 de Espinho, que conta com a presença, por "wild card" (convite), dos campeões nacionais João Pedrosa/Hugo Campos e Beatriz Pinheiro/Inês Castro.
João Pedrosa e Hugo Campos iniciam quinta-feira a sua participação frente aos brasileiros George Wanderley e André Stein, pelas 11h00, e Beatriz Pinheiro e Inês Castro defrontam as neerlandesas Katja Stam e Raisa Schoon, pelas 12h00.
A competição Elite16 representa o nível mais alto das etapas do circuito mundial de voleibol de praia, sendo disputada pelas 16 melhores duplas por género do mundo, numa luta acesa por manter a sua posição na elite da modalidade.
A etapa portuguesa da categoria Elite16, a mais alta do circuito, terá implicações na qualificação para os Jogos Olímpicos Paris'2024, dado que atribui 600 pontos a cada jogador da dupla vencedora (1.200 no total), contra os 400 no Challenge (800) e 200 (400) no Future.