Marchadora de 37 anos "descolou" de Ana Cabecinha ao 12º quilómetro.
Corpo do artigo
A atleta Inês Henriques (Clube de Natação de Rio Maior) conquistou este domingo o seu quinto título nacional dos 20 km marcha em estrada, ao triunfar na prova disputada em Quarteira.
A marchadora de 37 anos esteve colada na frente com Ana Cabecinha (Clube de Oriental de Pechão - COP) até ao 12º quilómetro, quando atacou e deixou a rival para trás, gastando um total de 1:30.08 horas, menos 51 segundos do que a segunda classificada.
"Tenho treinado com calma. O Jorge Miguel [treinador] não me deixa andar rápido, porque nós queremos estar bem no Campeonato do Mundo de Nações de marcha [na China, em maio], onde quero ganhar os 50 km. Não estava a treinar para os 20 km", disse Inês Henriques.
A marchadora olímpica somou o seu quinto título nacional de estrada, igualando Ana Cabecinha, vencedora no ano passado, mas realçou que o mais importante foi mesmo fazer a marca que lhe permite continuar a receber apoio na preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
"Não estava à espera de uma marca tão boa. Eu queria fazer a marca de preparação olímpica, porque eu tenho de garantir o apoio nos 20 km para continuar a fazer 50 km, que ainda não é modalidade olímpica, mas vai ser", assegurou a vencedora, que no último ano se dedicou mais aos 50 km marcha, detendo o recorde mundial.
Ana Cabecinha, recordista nacional dos 20 km marcha, salientou que o atraso de quatro semanas na preparação de início de época "fez muita diferença", levando a que não aguentasse o ritmo imposto por Inês Henriques na segunda metade da corrida.
"São quatro semanas de treinos bidiários e fizeram-me muita falta. Quando começámos a época, não sabíamos que o campeonato nacional de marcha seria tão cedo. Acabei por fazer melhor marca do que estava à espera", referiu.
A terceira classificada foi a veterana lituana Kristina Saltanova (extra-competição), mas ao último lugar do pódio subiu Edna Barros, do Clube Oriental de Pechão, que, com 1:37.05 horas, melhorou o seu recorde pessoal em 18 segundos.
As três primeiras classificadas do campeonato nacional viajam agora para o México, onde em Monterrey se realizará, em 24 de fevereiro, uma prova do Challenge Mundial de Marcha.
Resultados:
1. Inês Henriques (Clube de Natação de Rio Maior), 1:30.08 horas
2. Ana Cabecinha (Clube Oriental Pechão), 1:30.59
3. Kristina Saltanova (Juventude Vidigalense), 1:36.29
4. Edna Barros (Clube Oriental de Pechão), 1:37.05
5. Mara Ribeiro (Benfica), 1:40.19