Hóquei em patins: Sporting empata com o FC Porto e perde liderança para o Benfica
Igualdade 3-3 no Dragão Arena
Corpo do artigo
O Sporting perdeu este domingo a liderança do campeonato nacional de hóquei em patins para o Benfica, ao empatar fora com o FC Porto, 3-3, em jogo da penúltima jornada da fase regular da prova.
Os leões entraram neste jogo com os 'dragões' sabendo que os rivais encarnados haviam vencido horas antes a Sanjoanense, passando a ter 63 pontos, e saíram do Dragão Arena, no Porto, com uma igualdade, que os fez cair para o segundo lugar, com 62 pontos.
O encontro começou num registo morno e aqueceu depois de Gonçalo Alves, aos 14 minutos, ter feito o 1-0 para o FC Porto com um remate forte de longe, em que a bola sofreu um desvio e enganou o guarda-redes sportinguista, Ângelo Girão.
A partir daí, sim, o jogo ganhou intensidade e o Sporting tardou apenas três minutos a empatar através de um forte poderoso de João Souto.
Nolito viu o cartão azul pouco depois por carga sobre Telmo Pinto, que saiu lesionado, e Gonçalo Alves bateu o livre direto consequente, mas falhou, tal como o mesmo Nolito falhara o que havia beneficiado a sua equipa minutos antes.
Alessandro Verona também viu o cartão azul e o FC Porto voltou a desperdiçar o seu segundo livre direto e daí até ao fim os dois guarda-redes tiveram trabalho aturado, tendo Ângelo Girão brilhado nos cinco minutos finais com três grandes defesas, incluindo um livre direto e a recarga de Gonçalo Alves.
A segunda parte abriu com uma boa intervenção de Xavi Malián e Toni Perez foi punido com um cartão azul aos 28 minutos, o que deixou a sua equipa em inferioridade numérica pela terceira vez no jogo e deu ao FC Porto outro livre direto, que Carlo di Benedetto transformou no 2-1 para o FC Porto.
O Sporting carregou no acelerador e aproveitou um contra-ataque rápido e em superioridade numérica para empatar com um remate forte e colocado de Nolito do lado direito.
O FC Porto esteve quase a marcar o terceiro golo aos 31 minutos, mas Girão negou-lho com mais uma boa defesa, o jogo tornou-se ainda mais intenso e o perigo rondou as duas balizas.
O ex-portista Roc Pujadas pôs o Sporting a ganhar por 3-2 aos 39 minutos com um remate potente também do lado direito e Rafa livrou-se de Henrique Magalhães para rematar colocado e empatar.
A temperatura do jogo subiu ainda mais na ponta final e sobretudo depois de Ângelo Girão ter visto o cartão azul aos 46 minutos por falta sobre Carlo di Benedetto e o vermelho aos 47 por alegados protestos já fora do campo.
O cartão azul a Girão deu novo livre direto ao FC Porto, mas o guarda-redes José Diogo disse presente e defendeu o remate de Gonçalo Alves.
O FC Porto tentou tudo para chegar ao quarto golo e à vitória e o Sporting, mesmo com menos um jogador, defendeu-se bem e acabou por sair do Dragão Arena com a igualdade, mas no segundo lugar da classificação geral, ao passo que o FC Porto continua na terceira posição, com 58 pontos.
Jogo realizado no Dragão Arena, no Porto.
FC Porto - Sporting, 3-3.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Gonçalo Alves, 14 minutos.
1-1, João Souto, 17.
2-1, Carlo di Benedeto, 28.
2-2, Nolito, 31.
2-3, Roc Pujadas, 39.
3-3, Rafa, 43
Com arbitragem de Rui da Silva, Marcelo Cardoso e Manuel dos Santos, equipas alinharam:
FC Porto: Xavi Malián, Hélder Nunes, Gonçalo Alves, Rafa e Carlo Di Benedetto. Jogaram ainda: Telmo Pinto, Diogo Barata e Tomás Mena.
Treinador: Ricardo Ares.
Sporting: Ângelo Girão, Nolito, Henrique Magalhães, João Souto e Alessandro Verona. Jogaram ainda Facundo Bridge, Toni Pérez, Roc Pujadas, Rafael Moreira e José Diogo.
Treinador: Edo Bosch.
Assistência: 1338 espectadores.