Henrique Furtado: "As condições no Benfica são dignas de grandes clubes do voleibol mundial"
Novo treinador da equipa de voleibol feminino do Benfica, venceu a Supertaça e já somou a primeira vitória no Campeonato que defende. Sente-se no bom caminho. O técnico das encarnadas falou em exclusivo a O JOGO, revelando ter abdicado das férias e chegado mais cedo à Luz para se adaptar à rotina e conhecer as pessoas
Corpo do artigo
Leia também Ministério Público investiga negócios entre o Benfica e o Valência
Henrique Furtado é um brasileiro de 41 anos, que fazia parte da equipa técnica da formação masculina do polaco Jastrzebski Wegiel, como segundo treinador do argentino Marcelo Méndez. Antes das três temporadas na Polónia, trabalhou sempre no país natal, sendo agora o responsável máximo pela equipa feminina do Benfica.
Esperava, na primeira competição oficial, a Supertaça e, num país novo, ganhar logo com um 3-0?
-Começámos a época algumas semanas antes do habitual. Agradeço muito ao professor José Jardim e ao team manager André Lopes, por permitirem-me antecipar a preparação. Isso foi fundamental para poder conhecer melhor as atletas e o staff. Trabalhámos juntos desde o primeiro dia, com a meta de, num curto prazo, vencer a supertaça. O resultado talvez não reflita o equilíbrio que os plantéis possuem, mas foi uma grande alegria para nós.
Teve tempo e a possibilidade de estudar os adversários, neste caso o Sporting?
-Estudámos muito! Com a ajuda dos meus adjuntos, Guilherme e Diego, fizemos um estudo comparativo entre as principais equipas do ano passado. Isso foi importante, para me ajudar a entender o cenário em que estamos inseridos e onde precisaríamos crescer para estar bem preparados para os desafios desta temporada. O Sporting é uma equipa de qualidade e estudámos muito a equipa delas, para entender como poderíamos fazer uma boa partida.
Elogiou bastante as atletas. No final do jogo disse que "brilharam por elas" e "jogaram um voleibol de extrema qualidade". Onde estão os méritos do seu trabalho?
-O meu trabalho principal é ajudar a que elas evoluam a cada semana e tentar fazer com que joguem o melhor voleibol possível em equipa. Para ser honesto, não fico a procurar o meu mérito, apenas estou 100% aberto a ouvir, ajudar e respeitar cada uma das pessoas com as quais trabalho.
Onde crê que esteve a chave de tão convincente triunfo?
- Trabalhámos como uma equipa. Defendemos e lutámos muito, mas acredito que o nosso serviço tenha feito a diferença dentro dessa partida.
O que disse às atletas no final?
-No final apenas festejámos. Mas, quando nos encontrámos, depois de um pequeno período de descanso, disse-lhes que estava muito orgulhoso do que fizemos e muito confiante do que podemos continuar a construir.
"O que mais me motiva é a possibilidade de ajudar pessoas"
"Sou apaixonado pela minha profissão e o que mais me motiva é a possibilidade de ajudar pessoas. Vou dedicar-me muito a este belo grupo de trabalho, para tentar vencer o máximo de competições e trazer alegrias para os adeptos do Benfica", disse Henrique Furtado a O JOGO.
"Estou muito feliz com o clube. Aliás, decidi abdicar das férias no meu país para chegar com mais de um mês de antecedência para me adaptar à rotina, conhecer as pessoas e planear a temporada", revelou, sendo claro relativamente ao que encontrou: "As condições de trabalho são ótimas, dignas de grandes clubes do voleibol mundial".