Hannah deu mais um triunfo a Verstappen e o piloto da Red Bull levou-a ao pódio

Max Verstappen e Hannah Schmitz no pódio, entre Oscar Piastri e Carlos Sainz
EPA
Engenheira britânica e estrategista da Red Bull decidiu a paragem à sétima volta que valeu o êxito no Catar e o tetracampeão da Fórmula 1 levou-a ao pódio. A vitória que colocou a luta pelo título mundial de F1 num pico de emoção saiu da decisão da estratega, que resistiu às dúvidas da restante equipa. E a McLaren vai investigar porque... não a imitou.
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"Se houvesse uma janela de safety car, como aconteceu na sétima volta, ambos os carros iriam às boxes. Era esse o plano antes da corrida", revelou Hannah Schmitz, a engenheira britânica de 40 anos que tem o cargo de líder de estratégia da Red Bull, sobre o momento que valeu a vitória a Max Verstappen no Grande Prémio do Catar e o deixou a 12 pontos de Lando Norris antes da última prova do Mundial de Fórmula 1, no próximo domingo, em Abu Dhabi. Não foi a primeira vez que uma das mulheres mais importantes da F1 decidiu corridas, mas desta o impacto foi tal que acompanhou o tetracampeão mundial ao pódio.
Verstappen era segundo na pista de Lusail, atrás de Oscar Piastri, quando Pierre Gasly e Nico Hulkenberg se tocaram, fazendo despistar o Sauber do alemão. "Há uma grande vantagem em ir às boxes com o safety car numa corrida de duas paragens, por isso era óbvio que o devíamos fazer", contou Hannah ao sueco "Viaplay", com uma revelação, por se tratar apenas da sétima volta: "Obviamente que ouvi dizer "a McLaren fica em pista" e um "tens a certeza?". Achei sempre que sim".
Verstappen foi o primeiro a parar, logo seguido da maioria dos pilotos, menos os McLaren de Piastri e Norris, que perderiam para o Red Bull ao terem de trocar duas vezes de pneus mais tarde. Para a equipa campeã, o erro foi tão grave que já foi anunciado um "debate interno" pelo diretor Andrea Stella. "Eles estão numa situação difícil, em que querem tratar os pilotos de forma justa, e nós a poder tirar partido disso", explicou a estratega da Red Bull, sabendo que uma ida às boxes poderia alterar as posições de Piastri e Norris. "Mas eles têm um ritmo tão bom, em comparação com os restantes, que talvez esperassem abrir uma vantagem suficiente, em stints de 25 voltas, para poderem ir às boxes", analisou ainda Hannah Schmitz.
Na Red Bull desde 2009 e líder de estratégia desde 2021, a britânica admite que "é difícil ser uma das raras mulheres no muro das boxes", mas Verstappen considera-a "incrivelmente calma" e já a teve outras vezes consigo no pódio, sempre para celebrar êxitos da tática. Mas o de domingo pode valer o quinto título mundial ao neerlandês e rendeu aplausos unânimes dos adeptos da Red Bull.

