
Euroliga apresentou uma denúncia à Comissão Europeia contra a Federação Internacional de Basquetebol.
A Euroliga apresentou uma denúncia à Comissão Europeia contra a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) "como consequência das repetidas pressões" que os clubes sofrem para que renunciem a participar nas suas competições. "Os clubes europeus de basquetebol estão a ser pressionados, por parte da federação internacional e das suas filiais nacionais" para que não joguem nas competições "que os próprios clubes, desde o ano 2000, gerem através da Euroliga", refere um comunicado deste organismo.
Segundo a mesma nota, "a queixa tem como alvo as inaceitáveis e ilegais ameaças contra clubes, jogadores e árbitros" para que participem apenas nas competições da FIBA.
A denúncia à Comissão Europeia visa "garantir que os clubes, jogadores e árbitros possam escolher as competições que considerem apropriadas sem estarem sujeitos a pressões".
"A FIBA está a violar as leis da União Europeia porque, num cenário de conflito de interesses, os seus regulamentos preveem sanções contra os envolvidos em competições que a própria não aprova", refere a Euroliga.
