
A Euroliga apresentou esta sexta-feira uma denúncia contra a FIBA e a FIBA Europa na Comissão Europeia, por considerar que estes dois organismos violam a legislação europeia nas matérias de competições de basquetebol.
No mesmo comunicado, o organismo que rege o basquetebol mundial deu conta de ter sido notificado da denuncia na sexta-feira, dia 19, cujo conteúdo vai avaliar nos próximos dias.
"Depois de recusar a proposta da FIBA, em novembro de 2015, a Euroliga confirma com esta ação legal que não tem intenção de iniciar um diálogo construtivo com a FIBA para resolver a atual situação das competições de clubes na Europa", explicou a FIBA, acrescentando estar concentrada na elaboração de uma proposta que beneficie o basquetebol europeu "no seu todo".
Além disso, assinalou ainda a sua determinação para a criação da Liga dos Campeões na época 2016/17, competição, diferente da Euroliga, para a qual a FIBA conta com o compromisso de 13 Ligas, entre as quais de França, Itália, Turquia, Grécia, Israel, Lituânia, Bélgica, Polónia e República Checa.
A nova Liga dos Campeões de basquetebol vai contar na fase regular com 32 equipas, que se qualificam para a competição pelos resultados desportivos, e uma final a quatro.
