"Esta é uma oportunidade fantástica", afirmou
Corpo do artigo
O italiano Gunther Steiner, antigo líder da escudeira de Fórmula 1 Haas, vai comprar a equipa Tech 3, do Mundial de MotoGP, na qual competiu o português Miguel Oliveira entre 2019 e 2020.
O anúncio do negócio, que será efetivo em 2026, foi feito em Barcelona, Espanha, onde este fim de semana se disputa a 15.ª ronda da temporada.
“Esta é uma oportunidade fantástica. A Tech3 é uma grande equipa com um enorme potencial e um legado impressionante”, frisou Gunther Steiner, de 60 anos, que ganhou mediatismo com a série da Netflix sobre os bastidores da Fórmula 1.
Do legado da equipa, que teve participação em todas as categorias do Mundial de velocidade (Moto3, Moto2, MotoGP e MotoE) constam os triunfos do piloto português em 2020, na Estíria e em Portimão, os dois únicos conseguidos pela equipa de Hervé Poncharal na categoria rainha (MotoGP). “O impacto do Hervé na equipa e no próprio MotoGP não pode ser subestimado, pelo que nos sentimos honrados por assumirmos esta estrutura e continuar o trabalho”, disse Gunther Steiner, que vai manter a ligação da equipa à KTM.
Hervé Poncharal mantém-se aos comandos até ao final da temporada, assumindo em 2026 um papel de consultor. “É o fim de uma era mas o início de uma outra, muito excitante, para todos nós”, frisou o gaulês, acrescentando: “Quando o Gunther veio ter comigo a propor o negócio, pareceu-me que era o momento certo para fazer esta mudança”.
O negócio vai ser feito por um grupo de investidores, liderados pela IKON Capital.
Atualmente, a equipa compete no Mundial de MotoGP com Pedro Acosta e Enea Bastianini e no Mundial de Moto3 com Jacob Roulstone e Valentin Perrone.