Pela primeira vez, o município da Mêda associa-se ao Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, recebendo a partida da etapa inaugural, dia 25
Corpo do artigo
A 12.ª edição do Grande Prémio O JOGO/Leilosoc, que se realiza entre os próximos dias 25 e 28, vai abrir espaço à estreia de dois municípios, Mêda e Vila Nova de Poiares. À vila localizada no distrito da Guarda, com mais de 4600 habitantes pelos Censos de 2021, cabe a honra de receber a partida da etapa inaugural, de 134,7 quilómetros até Trancoso, depois de ter sido palco da apresentação oficial da prova, na quarta-feira. A intenção da autarquia medense é estimular a aparição de um grupo mais formal de praticantes.
“Queremos trazer pessoas ao concelho, divulgar uma modalidade que é muito conhecida e tem muita popularidade, mas não é praticada por muitos jovens em termos oficiais. Só existe um grupo de amadores, com presença em pequenos percursos e circuitos locais”, relata o presidente da Câmara, João Mourato, que foi desafiado pelo vizinho de Trancoso a juntar-se à festa do ciclismo para garantir a continuidade do Interior. “Era necessário que apoiássemos os concelhos aqui à volta, para haver consistência em duas etapas. As coisas não se fazem sozinhas. A Mêda e Trancoso decidiram enveredar por esse princípio e viabilizar esta etapa”, conta o edil, que espera “um dia de festa”. “As pessoas gostam de ver os corredores nas nossas estradas municipais. Será uma novidade para muita gente e para mim também”, completa.
Por estes dias, o futsal é o principal motivo de orgulho do município, pelo primeiro título distrital da história do Grupo Desportivo de Mêda - dá acesso à Taça Nacional e III Divisão -, que, no futebol, já tinha sido campeão da II Divisão da Guarda e conquistado a Taça da Associação distrital, em 2023. “Este ano, o cetro do futsal é o corolário de muito esforço, trabalho e persistência”, nota Mourato.
Dispondo de “12 equipamentos para as pessoas praticarem desporto”, a Mêda também quer desenvolver o basquetebol, com umas férias desportivas em setembro, e continuar a ligação à Federação de Andebol de Portugal. Em junho, a par de Pinhel, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo, acolhe o Torneio 4 Nações, com a Seleção Nacional de sub-20 femininos, Espanha, França e Alemanha. Em julho, será um dos anfitriões do Encontro Nacional de minis.