"Uma satisfação enorme por ver o Jorge Fonseca chegar ao pódio olímpico, com a conquista da medalha de bronze", destacou João Paulo Rebelo.
Corpo do artigo
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto felicitou o judoca Jorge Fonseca pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020 e deixou uma "palavra de incentivo" aos atletas lusos que estão no Japão.
"Uma satisfação enorme por ver o Jorge Fonseca chegar ao pódio olímpico, com a conquista da medalha de bronze", destacou João Paulo Rebelo, numa mensagem publicada na rede social Twitter, acompanhada por quatro fotografias do judoca, que arrecadou o terceiro lugar do pódio na categoria de -100 kg.
Na mesma nota, o governante dirigiu uma "palavra de incentivo e reconhecimento" aos atletas portugueses "pelos resultados alcançados" em Tóquio, deixando "o desejo de que todos realizem os seus sonhos".
O ministério da Educação também fez questão de assinalar a conquista, através da conta oficial no Twitter, recordando que Jorge Fonseca integrou o projeto "Escola Mais", do "Programa Escolhas", e remetendo para um vídeo no qual o atleta ainda dava os primeiros passos no judo.
"Parabéns, Jorge Fonseca. A escola, o Desporto Escolar e o Programa Escolhas determinantes na vida do campeão. No dia em que o judoca conquista a medalha de bronze em Tóquio'2020, recordamos o adolescente. Parabéns à equipa técnica, ao Comité Olímpico de Portugal e à Federação Portuguesa de Judo", refere a publicação.
O judoca Jorge Fonseca conquistou hoje o bronze na categoria de -100 kg dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, ao bater o canadiano Shady Elnahas por waza-ari, alcançando a 25.ª medalha do deporto português em Jogos Olímpicos.
Depois de dois títulos mundiais, os primeiros da história do judo português, e uma medalha de bronze em Europeus, o atleta do Sporting, que no Rio'2016 tinha sido 17.º, garantiu a sua primeira medalha olímpica, ao pontuar para waza-ari a 39 segundos do fim.
Portugal passou a contar quatro medalhas de ouro, oito de prata e 13 de bronze, três das quais no judo, por Telma Monteiro (-57 kg) no Rio'2016, e Nuno Delgado (-81 kg) em Sydney'2000, e, agora, Jorge Fonseca em Tóquio.
Devido à pandemia de covid-19, a 29.ª edição dos Jogos Olímpicos de verão foi adiada para este ano, decorrendo até 8 de agosto, em Tóquio.