Governo cria grupo de trabalho para captar eventos desportivos internacionais
Deverá apresentar os primeiros resultados até ao fim de 2022.
Corpo do artigo
Os secretários de Estado com as pastas do Desporto e do Turismo criaram um grupo de trabalho para preparar "uma estratégia integrada de captação de eventos desportivos internacionais de interesse turístico para Portugal", anunciou esta sexta-feira o Governo.
O grupo de trabalho, que deverá apresentar os primeiros resultados até ao fim de 2022, será composto pelas principais entidades dos dois setores, incluindo o Turismo de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal, a Fundação do Desporto e a Associação Nacional de Municípios, cada uma com um representante.
"Este grupo de trabalho tratará de apurar o impacto económico, financeiro e social dos eventos desportivos internacionais acolhidos e apoiados em 2019/22 e de definir uma matriz proporcional de apoio público que será investida na captação e organização de eventos desportivos em Portugal por via do Estado Central", explicou a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.
A estratégia para a captação de eventos desportivos com grande impacto turístico no país pretende ser também uma base de mobilização dos agentes dos dois setores, promovendo as suas qualificações e o aproveitamento dos seus equipamentos e competências.
"Portugal tem mostrado nos últimos anos que é um destino de excelência para este tipo de eventos, tendo organizado com reconhecido sucesso torneios e fases finais bastante prestigiados", assinalou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.
O Governo quer "consolidar a posição portuguesa enquanto organizador de eventos desportivos das mais diversas modalidades, apostando igualmente nos eventos internacionais de desporto feminino", capitalizando a "experiência e o reconhecimento internacional acumulado".
15056020