Português foi segundo numa 13.ª etapa que ele e a Deceuninck-Quick Step controlaram, permitindo ainda Rúben Guerreiro pontuar na montanha.
Corpo do artigo
João Almeida, o corredor mais novo a liderar a Volta a Itália em vários dias consecutivos desde Giuseppe Saronni, em 1979, vai partir amanhã de rosa para o contrarrelógio, naquele que será o seu 11.º dia no topo da classificação, e depois de hoje ter dado grande espectáculo!
A 13.ª etapa, com 192 quilómetros entre Cervia e Monselice, foi controlada pela Deceuninck-Quick Step a partir da segunda de duas curtas montanhas, tendo sido ganha por Diego Ulissi, à frente de Almeida num sprint muito apertado.
O corredor da UAE Emirates bateu o jovem luso por meia roda e Almeida superou Patrick Konrad, da Bora, por menos de 10 centímetros!
Com os seis segundos ganhos na bonificação da sua posição na meta, João Almeida reforçou a camisola rosa. Amanhã partirá para o contrarrelógio de 34,1 quilómetros com 40 segundos de vantagem sobre o holandês Wilco Kelderman e 49 sobre o espanhol Pello Bilbao.
Refira-se que no último topo de hoje, uma subida de quarta categoria, o primeiro a passar foi Rúben Guerreiro, o que permitiu ao português da EF aumentar a sua vantagem como líder da montanha.
Este sábado, o pelotão enfrenta o segundo de três contrarrelógios individuais na 14.ª etapa, entre Conegliano e Valdobbiadene, com 34,1 quilómetros, antes de uma etapa de alta montanha no domingo, em Piancavallo, seguida do segundo dia de descanso.