Giro: João Almeida faz grande tempo, Evenepoel arrasa no primeiro contrarrelógio
Português fez a primeira grande marca e ficou com o terceiro tempo na etapa inaugural da corrida italiana, o belga deixou toda a concorrência muito longe.
Corpo do artigo
O português João Almeida começou por ter o melhor tempo no contrarrelógio de 19,6 km entre Fossacesia Marina e Ortona, que abriu a Volta a Itália, ao terminar em 21m48s, à média de 53,945 km/h, mas acabou por ser batido por Remco Evenepoel, que arrasou a concorrência, e também por Filippo Ganna.
O belga campeão mundial fez 21m18s, ganhando 29 segundos ao caldense da UAE Emirates e terminando a uma média impressionante de 55.211 km/h num traçado que tinha um final a subir.
Filippo Ganna fez depois a segunda marca, com 21m40s, enquanto Primoz Roglic, o grande derrotado do primeiro dia, terminou em 22m01s, cedendo 43 segundos para Evenepoel e 13 segundos para Almeida.
Foi um excelente resultado para o português, talvez o melhor da sua carreira em contrarrelógios, pois Ganna, sendo um especialista do exercício individual, não irá lutar pela camisola rosa, deixando Almeida como o rival mais próximo de Evenepoel e tendo ganho tempo a todos os restantes rivais.
A Volta a Itália terá este domingo um previsível final ao sprint, pois os 202 km de Teramo a San Salvo não terão grandes dificuldades, sendo de esperar para terça-feira o novo embate entre os candidatos, pois há 9,7 km de subida antes da meta em lago Lacerno.
CLASSIFICAÇÃO DA 1.ª ETAPA
1.º EVENEPOEL Remco (Quick-Step) 21.18
2.º GANNA Filippo (Ineos) a 22s
3.º ALMEIDA João (UAE Emirates) a 29s
4.º GEOGHEGAN HART Tao (Ineos) a 40s
5.º KÜNG Stefan (Groupama) a 43s
6.º ROGLIČ Primož (Jumbo-Visma) a 43s
7.º VINE Jay (UAE Emirates) a 46s
8.º MCNULTY Brandon (UAE Emirates) a 48s
9.º THOMAS Geraint (Ineos) a 55s
10.º VLASOV Aleksandr (BORA - hansgrohe) a 55s