Na Taça do Mundo de ginástica artística, Ivan Kuliak exibiu um 'Z' no equipamento, símbolo utilizado nos veículos de guerra da Rússia.
Corpo do artigo
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) instaurou um processo disciplinar a Ivan Kuliak, ginasta russo que exibiu um 'Z' no equipamento, sobreposto ao emblema do Comité Olímpico Russo, quando subiu ao pódio na Taça do Mundo de ginástica artística, no sábado.
A letra/símbolo inscrita/o nos veículos de guerra russos em movimentação na Ucrânia significa "Pela Vitória", ou seja, Ivan Kuliak, que recebeu a medalha de bronze ao lado do vencedor ucraniano Illia Kovtun, assumiu-se como claro apoiante da agressão militar ordenada pelo presidente Vladimir Putin no país vizinho.
No domingo, a FIG confirmou que "vai pedir à Gymnastics Ethics Foundation [organismo responsável pelas regras e procedimentos éticos na modalidade] a abertura de um processo disciplinar contra o ginasta Ivan Kuliak, no seguimento do seu comportamento chocante na Taça do Mundo de aparelhos".
14653300
De referir que, a partir desta segunda-feira, os atletas russos e bielorrussos estão impedidos de participar em provas organizadas pela FIG.
14654214
14655935