O tenista português perdeu em dois sets, pelos parciais de 7-6 (13-11) e 6-4.
Corpo do artigo
Portugal permitiu esta sexta-feira que a Suécia igualasse o embate da segunda eliminatória do Grupo I da zona Europa/África da Taça Davis em ténis, face ao desaire de Gastão Elias com Elias Ymer, em Estocolmo.
Depois de João Sousa colocar a formação das quinas no comando, ao bater Mikael Ymer por um duplo 6-4, Gastão Elias, 106.º da hierarquia mundial, perdeu com Elias Ymer, 133.º, também em dois sets, pelos parciais de 7-6 (13-11) e 6-4.
Em uma hora e 43 minutos, o número dois luso, mais na expectativa, não conseguiu contrariar o jogo mais explosivo do número um sueco, que soube superiorizar-se nos momentos mais importantes, nomeadamente quando esteve a perder por 5-4 no primeiro set.
A servir e com um break à maior, conseguido no jogo anterior, Gastão Elias não fechou o set e, depois, no tie break, também não logrou aproveitar os três set points de que beneficiou, todos no serviço do jogador sueco.
No segundo parcial, e em vantagem, Elias Ymer esteve sempre por cima no jogo e, com naturalidade, conseguiu o break no sétimo jogo - depois de uma oportunidade perdida no quinto -, segurando a preciosa vantagem até final.
Antes, no primeiro encontro de singulares, João Sousa, 70.º jogador mundial, bateu sem grandes dificuldades Mikael Ymer, 355.º da hierarquia, em dois sets, por um duplo 6-4, num embate que durou uma hora e 15 minutos.
Para sábado, está agendado o embate de pares, seguido dos dois últimos singulares.
A formação das quinas, ainda composta por Pedro Sousa (117.º jogador mundial), João Domingues (198.º) e Gonçalo Oliveira (214.º jogador mundial), como suplente, precisa de vencer os suecos para disputar o play-off de acesso ao Grupo Mundial.
Em setembro de 2017, Portugal poderia ter chegado ao Grupo Mundial, mas perdeu por 3-2 com a Alemanha, num embate realizado no Complexo do Jamor, em Oeiras.