Com a vitória no "challenger" de Turim, o tenista tornou-se no quinto português a integrar o top-100 do "ranking" mundial.
Corpo do artigo
Gastão Elias tornou-se esta segunda-feira no quinto português a integrar o top-100 do "ranking" mundial de ténis, ao subir ao 94º lugar de uma hierarquia liderada pelo sérvio Novak Djokovic.
O topo do "ranking" permanece inalterado, com Djokovic à frente do britânico Andy Murray e dos suíços Roger Federer e Stan Wawrinka, enquanto Rafael Nadal surge no quarto lugar.
A única alteração entre os 10 primeiros ficou a dever-se à subida do checo Tomas Berdych ao oitavo posto, por troca com David Ferrrer, agora nono.
João Sousa continua a ser o português mais bem colocado, no 34º lugar, seguindo-se Gastão Elias, Frederico Silva, que subiu quatro posições para o 249.º, e Pedro Sousa, protagonista de uma ascensão de 24 postos para o 368º.
Na atualização desta segunda-feira, Portugal voltou a ter dois representantes entre os 100 primeiros, algo que não ocorria desde 09 de abril de 2012, quando Frederico Gil era 84º e Rui Machado 97º. Antes, apenas Nuno Marques, em abril de 1994, tinha estado no top-100.
No setor feminino, Serena Williams persiste no primeiro lugar, à frente da polaca Agnieszka Radwanska e da alemã Angelique Kerber, sendo que a subida da checa Petra Kvitova ao sexto lugar, por troca com a romena Simona Halep, é a única mudança entre as 10 primeiras.
A portuguesa Michelle Larcher de Brito caiu 12 posições para o 236º posto, relativamente à semana passada.