Brasileiro tinha a bateria controlada, mas perdeu para o compatriota Caio Ibelli nos oitavos após fazer interferência.
Corpo do artigo
O brasileiro Gabriel Medina foi este domingo eliminado nos oitavos de final do MEO Rip Curl Pro Portugal, a décima e penúltima etapa do circuito mundial de surf, que se está a realizar na Praia de Supertubos.
O líder do World Tour, que já não podia chegar ao "tri" mundial depois de Filipe Toledo ter passado aos "quartos", ficou pelo caminho de forma totalmente inesperada, pois controlou grande parte da bateria diante Caio Ibelli.
No entanto, o atleta de Maresias quebrou a regra da prioridade diante o compatriota, numa altura em que somava 14,77 pontos (6,60+8,17) - um surfista com prioridade tem o direito de escolher a onda que quiser, o outro atleta até pode remar para a mesma onda e surfá-la, mas não pode prejudicar o potencial de nota do surfista com prioridade (interferência).
Com esta violação, apenas uma das notas de Medina ficou a contar (o 8,17), dando chances a Ibelli de dar a volta ao "heat", o que acabou por acontecer - precisava de um 2,77 e conseguiu uma nota de 3,10 mesmo a fechar, terminando com 8,50 pontos (5,40+3,17).
Refira-se que, no momento da interferência, Medina apontou para a praia, dando a ideia que a placa que indica a prioridade estava errada. À saída da água, o bicampeão mundial correu de imediato para a sala de juízes em protesto.
Gabriel Medina termina o MEO Rip Curl Pro Portugal em nono, podendo perder a liderança do ranking para Filipe Toledo, que segue em prova.
1185940501058465793