Jogo da ronda cinco do campeonato com início às 16h00
Corpo do artigo
O Benfica venceu este sábado o Sporting 4-2, em jogo da quinta jornada da Liga portuguesa de futsal, no qual os campeões nacionais foram melhores, mas acabaram por ter alguma sorte, com três bolas nos ferros da sua baliza.
As duas equipas chegavam a este jogo em igualdade, com o Benfica a impor a primeira derrota ao Sporting e a juntar-se ao Leões de Porto Salvo no topo da tabela, com 15 pontos, mais três do que os verde e brancos.
No segundo encontro entre as duas equipas esta temporada, depois da goleada por 6-1 do Sporting na Supertaça, o Benfica entrou melhor no encontro, a pressionar muito alto, sem deixar que os leões construíssem jogo - os inúmeros passes falhados iam levando à loucura o treinador Nuno Dias.
Contudo, a primeira grande ocasião de perigo foi do Sporting, com Wesley, aos seis minutos, a acertar na barra, logo depois de André Coelho, do outro lado, ter obrigado Bernardo Paçó a duas boas defesas.
O Benfica ia ameaçando o golo e, aos 10 minutos, os gémeos Paçó evitaram que as águias se adiantassem, primeiro o guarda-redes Bernardo a parar um remate de Carlos Monteiro e depois o fixo Tomás a evitar na linha que Arthur e Pany Varela inaugurassem o marcador.
Com naturalidade, o Benfica adiantou-se no marcador, aos 12 minutos, na sequência de um canto, com Jacaré a aparecer no centro da área a bater Bernardo Pacó, que tinha, segundos antes, evitado o golo de Kutchy.
Sem capacidade para criar lances de perigo, o Sporting até podia ter empatado, quando Bruno Maior aproveitou um erro de um adversário, mas, isolado, atirou muito por cima, aos 19.
O Sporting conseguiu entrar na segunda parte um pouco melhor, mas, mesmo assim, ia tendo em Bernardo Paçó a sua principal figura, com várias defesas importantes, destacando-se, aos 24 minutos, um frente a frente com Diego Nunes.
Num canto, o Sporting acabaria por chegar mesmo à igualdade, aos 27 minutos, por Taynan, após um canto, mas o empate durou pouco tempo, pois, segundos depois, Lúcio Rocha, com um remate cruzado, voltou a dar vantagem ao Benfica.
Bernardo Paçó ainda evitou, com duas grandes defesas o 3-1, mas, após nova boa intervenção, viu Kutchy fazer o 3-1, numa recarga, aos 30 minutos, no mesmo minuto em que Tomás Paçó teve duas boas oportunidades para reagir, mas o poste e depois André Coelho em cima da linha evitaram o golo.
A 4.50 minutos do final, o Sporting apostou em Alex Merlim como guarda-redes avançado, mas o melhor que conseguiu foi novo remate ao poste, por Diogo Santos, e o segundo tento, anotado por Tomás Paçó, em dois lances aos 39 minutos.
A cinco segundos do final, Lúcio Rocha recuperou a bola na sua área e matou o jogo, com um remate para uma baliza deserta.
Jogo disputado no Pavilhão do Estádio da Luz.
Benfica - Sporting, 4-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Jacaré, 12 minutos
1-1, Taynan, 27.
2-1, Lúcio Rocha, 28.
3-1, Kutchy, 30.
3-2, Tomás Paçó, 39.
4-2, Lúcio Rocha, 40.
Equipas:
- Benfica: Léo Gugiel, Afonso Jesus, Lúcio Rocha, André Coelho e Arthur. Jogaram ainda: Silvestre Ferreira, Higor, Pany Varela, Kutchy, Carlos Monteiro, Diego Nunes, Jacaré, Carrera.
Treinador: Cassiano Klein.
- Sporting: Bernardo Paçó, Tomás Paçó, Diogo Santos, Taynan e Alex Merlim. Jogaram ainda: Bruno Maior, Wesley, Pauleta, Bruno Pinto, Rocha, Rúben Freire
Treinador: Nuno Dias.
Árbitros: Pedro Costa e Jaime Martins (AF Coimbra).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Coelho (17), Higor (24), Rocha (30), Bruno Maior (32) e Silvestre (38).
Assistência: cerca de 2.000 espectadores.
O desenrolar dos marcadores
Termina o encontro
O Benfica vence por 4-2 na receção ao Sporting.
Golo do Benfica a cinco segundos do fim
Lúcio Rocha faz o 4-2 a cinco segundos do final do encontro.
Sporting reduz
Tomás Paçó reduz para 3-2 a pouco mais de um minuto para o final.
Benfica aumenta a diferença, 3-1
Dois golos de vantagem para o Benfica. Marca Kutchy.
Benfica volta a estar em vantagem
Lúcio Rocha recoloca o Benfica na frente. 2-1.
Sporting empata
Taynan faz o empate, 1-1, ao desviar após remate de Tomás Paçó. 27 minutos.
Começa a segunda parte
Vamos ao segundo tempo.
Termina a primeira parte
O Benfica segue para os balneários a vencer o Sporting por 1-0.
Menos de dois minutos para o final da primeira parte
5-5 em faltas.
Benfica com cinco faltas
5-4 em faltas.
Quatro faltas para as duas equipas
Cada equipa tem quatro faltas, a seis minutos do fim da primeira parte.
Está inaugurado o marcador
Jacaré abre o marcador na Luz. 1-0 para o Benfica, aos 12 minutos.
Benfica fica muito perto do golo
Aos 10 minutos do encontro, o emblema encarnado fica muito perto do 1-0.
Ao ferro
Rúben Freire desvia à trave, aos seis minutos do encontro.
Cinco minutos decorridos sem qualquer golo
Mantém-se o 0-0 no marcador.
Arranca o jogo
Começa o dérbi na Luz.
Reencontro após goleada dos leões
O dérbi entre Benfica e Sporting é o prato forte da jornada 5 da Liga Placard. A partida entre os eternos rivais está agendada para as 16h00 de hoje, em casa dos encarnados, no reencontro após a goleada de 6-1 imposta pelos leões às águias, na Supertaça.
Ontem, Nuno Dias, técnico do Sporting, abordou com otimismo a visita ao terreno do campeão nacional, cujo treinador, Cassiano Klein, na véspera, comparou o dérbi com um combate de boxe. "Sinto a equipa confiante em todos os momentos do jogo, forte, a conseguir fazer bem as coisas, eficaz nos momentos decisivos e a alargar vantagens quando os jogos estão muito equilibrados", avaliou.
Recuando à Supertaça, o treinador dos leões diz que o 6-1 final "não tem nada a ver com o que aconteceu dentro do campo", assumindo que "o jogo foi difícil". Em jeito de alerta, Nuno Dias insistiu que "todos os jogos, todos os dérbis, são diferentes, todos têm histórias distintas" e destacou que "nunca haverá um jogo decisivo à quinta jornada".