
Gabriel Cavalcanti
EPA
Gabriel Cavalcanti e Filipe Monteiro abordam derrota frente à Alemanha e o próximo jogo, frente à França, no Europeu de andebol
Leia também Rui Borges, o jogo em Arouca e St. Juste: "Não tenho de justificar nada"
Gabriel Cavalcanti e Filipe Monteiro, estreantes em fases finais por Portugal, manifestaram esta sexta-feira a ambição de vencer a campeã em título França, na Ronda Principal do Europeu de andebol, e manter viva a esperança das "meias".
"[Os franceses] entram com uma certa responsabilidade, mas, tal como nós, são duas equipas que vão entrar em campo a querer ganhar. Vai ser um jogo muito importante para ambas as equipas, quase decisivo", começou por antever o lateral-esquerdo, aos jornalistas portugueses presentes em Herning, Dinamarca.
A primeira derrota averbada na fase final, frente à Alemanha (32-30), na quinta-feira, não desanimou a seleção lusa, que reúne "todas as possibilidades para bater" a campeã de 2024, no segundo jogo do Grupo I da Main Round, segundo Cavalcanti.
Portugal tem como melhor resultado em Europeus o sexto lugar, em 2020, e o lateral do Benfica sonha com a presença no fim de semana decisivo, em Herning. "São duas equipas que sonham chegar a uma final, a uma semifinal e nós não somos exceção. Queremos chegar à final, queremos ser campeões. Vamos entrar amanhã [sábado] com essa mentalidade", desejou.
Depois, falou da tarefa de substituir na defesa o habitual titular Victor Iturriza, que falhou o confronto com os germânicos devido a castigo. "Eu joguei mais tempo também para fazer um pouco o papel dele. Acho que consegui mostrar bem, houve algumas situações em que ia atrás do banco para ele me ajudar e dar-me algumas dicas. Estou aqui e é para agarrar cada oportunidade lá dentro", comentou.
Já para o central Filipe Monteiro, os "heróis do mar" podem "ganhar a qualquer seleção" e recordou o jogo do Mundial'2025 contra os gauleses (35-34), em que os lusos apenas perderam por um golo no jogo de atribuição do terceiro lugar. "No ano passado ficámos muito perto de ganhar a esta França. Amanhã [sábado] será mais uma nova oportunidade para mostrarmos que conseguimos ganhar a qualquer equipa", transmitiu. E acrescentou: "Sinto que vamos dar uma resposta positiva e continuar com a ambição de chegar às meias-finais".
O jogador do Sporting foi o último dos seis estreantes convocados por Paulo Jorge Pereira a ser aposta, um momento que deixou o jogador do Sporting orgulhoso. "É um orgulho. Para além de fazer já parte do grupo, pude estar em campo e dar a minha ajuda. Gostei muito. Não foi muito tempo, mas foi o que deu. Dei o meu melhor enquanto estive lá dentro", contou.
A poule I da Main Round é liderada pela Alemanha, com quatro pontos, seguida da campeã em título França (segunda posicionada), Dinamarca (terceira), Portugal (quarto) e Noruega (quinta), todos com dois, enquanto a Espanha está a zeros.
Os "heróis do mar" medem forças com a França, no sábado, a Noruega, na segunda-feira, e a Espanha, no dia 28, com todos os jogos a iniciarem às 14h30, sendo que precisam de terminar entre os dois primeiros lugares para atingir as meias-finais.

