Comissários têm menos de 24 horas para decidir se Hamilton e Bottas podem continuar a utilizar o novo sistema DAS, que endireita as rodas nas retas
Corpo do artigo
Lewis Hamilton e Valtteri Bottas foram os mais rápidos nos primeiros treinos oficiais da época de Fórmula 1, mas um protesto da Red Bull já originou a primeira polémica do ano. Os Mercedes podem ser proibidos de utilizar o sistema DAS.
A Red Bull, apesar de um apelo de Toto Wolff - diretor da Mercedes F1 - para deixar iniciar a época de forma pacífica, apresentou um protesto formal contra os carros de Hamilton e Bottas, considerando que não cumprem os regulamentos.
Em causa está o sistema de direção de eixo duplo (DAS - "Dual axis steering system"), revelado nos testes de Barcelona.
Os pilotos da Mercedes puxam o volante nas retas, para endireitar os pneus da frente - que em todos os carros são montados apontando ligeiramente para fora -, e empurram-no antes das curvas, fazendo-os regressar à posição normal. Com isso, melhoram a aerodinâmica e reduzem o desgaste em linha reta.
A Mercedes assume que "as regras são muito claras quanto aos sistemas de direção e acreditamos estar legais", mas a decisão será agora dos comissários, que têm de indicar antes do treino livre de hoje (11h00) se a Mercedes terá de desmontar o DAS ou poderá utilizá-lo em corrida.
Se o sistema for aprovado outras equipas poderão utilizá-lo, mas nunca no Grande Prémio da Áustria deste domingo.