Fórmula 1: Max Verstappen conquista pole para a sprint do GP dos Estados Unidos
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou esta sexta-feira a pole position para a corrida sprint do Grande Prémio dos Estados Unidos, 19.ª das 24 rondas da temporada, disputado em Austin, no Texas
Corpo do artigo
Verstappen fez a sua melhor volta já ao cair do pano, com o tempo de 1.32,143 minutos, roubando o primeiro lugar ao britânico Lando Norris (McLaren), por 0,071 segundos, com o australiano Oscar Piastri (McLaren), líder do campeonato, em terceiro, a 0,380.
"Foi uma boa qualificação. Tentei, está tudo muito apertado em todos os setores. Espero estar na luta na sprint, mas é isso que queremos ver. Estou ansioso por amanhã e contente por hoje", disse Verstappen, que nas últimas quatro provas conquistou duas vitórias e dois segundos lugares.
Esta foi a segunda vez consecutiva que Verstappen conseguiu a pole position na corrida sprint do GP dos Estados Unidos.
"Vou tentar ter um bom arranque, a primeira curva é importante", sublinhou o campeão mundial, que em 2024 ao sair do primeiro lugar grelha assegurou a vitória na prova.
Lando Norris parecia ter a pole assegurada, até porque os McLaren vinham sendo mais rápidos no derradeiro setor do circuito, mas Verstappen "cerrou os dentes" e destronou-o britânico já ao cair do pano.
O alemão Nicko Hulkenberg (Quick Sauber) surpreendeu ao conseguir o quarto lugar, mas já a meio segundo de Verstappen. O britânico George Russell (Mercedes) foi o quinto classificado, na frente do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin).
Sábado disputa-se a corrida sprint, com 19 voltas, antes da qualificação para a corrida principal, de domingo.
CLASSIFICAÇÃO:
GP ESTADOS UNIDOS: Qualificação Sprint
1.º Max Verstappen (Red Bull), 1m32,143s
2.º Lando Norris (McLaren), a 0,071s
3.º Oscar Piastri (McLaren), a 0,380
4.º Nico Hulkenberg (Stake-Sauber), a 0,502s
5.º George Russell (Mercedes), a 0,745s
6.º Fernando Alonso (Aston Martin), a 0,767s
7.º Carlos Sainz (Williams), a 0,768s
8.º Lewis Hamilton (Ferrari), a 0,892s
9.º Alex Albon (Williams), a 0,956s
10.º Charles Leclerc (Ferrari), a 0,961s