Tenista português desceu duas posições na hierarquia mundial.
Corpo do artigo
O tenista suíço Roger Federer recuperou esta segunda-feira o quarto lugar na classificação mundial ATP, num ranking liderado pelo sérvio Novak Djokovic e no qual o português João Sousa caiu para o 43º lugar.
Federer conquistou no domingo o 101º torneio da sua carreira, ao vencer na final de Miami o norte-americano John Isner, e recuperou na classificação mundial a quarta posição, que tinha perdido há duas semanas.
A liderança continua a pertencer a Djokovic, seguido do espanhol Rafael Nadal e do alemão Alexander Zverev.
João Sousa, que foi eliminado por Kevin Anderson na terceira ronda em Miami, desceu duas posições na hierarquia e é 43º, enquanto Pedro Sousa subiu do 105º para o 103º posto.
No "top 10", Dominic Thiem desceu à quinta posição, o grego Stefano Tsitsipas subiu à oitava, enquanto o argentino Juan Martin Del Potro caiu para nono e John Isner para o décimo lugar.
O torneio de Miami permitiu ainda ao canadiano Denis Shapovalov entrar pela primeira vez no "top 20", em 20º, depois de chegar aos quartos de final do torneio norte-americano.
Em femininos, a liderança continua a pertencer à japonesa Naomi Osaka, mas a romena Simona Halep subiu ao segundo lugar e a checa Petra Kivtova desceu ao terceiro.
A também checa Karolina Pliskova subiu três posições, até ao quarto lugar, depois de ser finalista vencida em Miami, enquanto a vencedora, a australiana Ashleigh Barty, entrou nas dez melhores e é nona classificada.
Do ténis português feminino, Inês Murta é a mais bem classificada, mas num longínquo 613º posto, após subir quatro posições.