Federação de futebol americano quer utilidade pública para levar modalidade a Los Angeles'2028
Pedido de reconhecimento do estatuto de utilidade pública está “em fase final de entrega"
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol Americano (FPFA) quer finalizar a atribuição do estatuto de utilidade pública em 2024 para formar uma seleção de flag football e apontar aos Jogos Olímpicos Los Angeles'2028, disse à Lusa o presidente.
Segundo explicou à Lusa Rui Pedro Soares, que preside à associação que está “em fase final de entrega do pedido de reconhecimento do estatuto de utilidade pública”, a expectativa é que no início de 2024 este seja submetido para poder agir ainda nesse ano.
O anúncio de que o ‘flag football’, uma vertente sem contacto do futebol americano, cuja disciplina dominante é o chamado ‘tackle football’, vai ser modalidade olímpica em Los Angeles2028 obriga a que se tenha “de ser rápido para levar uma boa equipa”.
“A boa notícia de segunda-feira era, de certa forma, esperada. A comissão que tem organizado o ‘flag football’ em Portugal [está em] conversas para realizar oficialmente o campeonato por via da federação. No mesmo ano, queremos criar a seleção nacional, e esperamos estar em Los Angeles2028”, resume o dirigente associativo.
Esta disciplina está implementada em Portugal, adianta Rui Pedro Soares, desde 2013, e em 05 de novembro o Porto receberá o próximo torneio nacional, o primeiro desde o anúncio da entrada no programa olímpico.
Quanto ao estabelecimento da federação, este teve um primeiro pedido indeferido em 2018, “por alguns pontos não estarem reunidos”, e o objetivo é agora passar pelo crivo para poder ambicionar estar em Los Angeles.
A associação congrega já mais de 500 jogadores filiados na variante ‘tackle’, em que as 13 edições do campeonato demonstram que a modalidade “tem crescido muito”, com a última final, em junho, a reunir mais de mil espetadores na Figueira da Foz.
“Também é objetivo da federação que o ‘flag football’, como não tem contacto, seja integrado e reconhecido no desporto escolar”, conta Rui Pedro Soares.
O 'flag football' entra em Los Angeles2028 ao lado do críquete, do lacrosse, do squash e do basebol/softbol.
A modalidade coletiva entrará, assim, nos Jogos Olímpicos e também nos Paralímpicos em 2028, seis anos depois de se estrear nos Jogos Mundiais, como disciplina convidada.