Federação de Desportos de Inverno quer realizar campeonatos nacionais no estrangeiro
Entre outras contrariedades, Pedro Farromba, presidente da Federação, teve ainda impedida a participação dos atletas portugueses nos Mundiais de juniores de esqui alpino
Corpo do artigo
O presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI), Pedro Farromba, pretende uma mudança legislativa importante que permita a realização dos Campeonatos Nacionais de esqui e snowboard no estrangeiro quando não existirem condições no nosso território, e, nesse sentido, já deu conhecimento da ideia à secretaria de Estado da Juventude e Desporto.
"Este ano já vinha sendo difícil, pela escassez de neve na Serra da Estrela, razão pela qual tenho pedido a sucessivos Secretários de Estado que se opere uma mudança legislativa que permita a organização dos Campeonatos Nacionais fora do país. Em 2020 não conseguimos atribuir títulos nacionais, primeiro pela falta de neve, e, agora, pela crise de saúde pública", explica o presidente da FDI.
Num período em que a federação tem em mãos toda a problemática do COVID-19, Pedro Farromba dá conta de vários projetos e dos desafios que enfrenta face à atual conjuntura, começando pelo importante investimento em infraestruturas que agora fica em pausa.
"O ano de 2020 era muito importante para as nossas modalidades, com a expectativa do lançamento de um pavilhão de hóquei no gelo em Lisboa e uma pista de gelo na Serra da Estrela. Estes projetos estão parados à espera que esta crise passe", enumera o dirigente.
A curto prazo, a FDI viu ainda travada a sua participação nos Mundiais de juniores de esqui alpino, na Noruega, onde estavam envolvidos Vanina Oliveira, Manuel Ramos e Baptiste Araújo, interrompidos a meio pela pandemia."Foi uma imposição do delegado de saúde local. O Mundial coincidiu com um pico de contágio e a paralisação foi imposta. Ainda vivemos momentos de algum "frisson" para tirar atletas e treinadores de lá mas chegaram todos a casa sãos e salvos", adianta Pedro Farromba.
Também cancelada ficou a participação da Seleção Nacional de hóquei no gelo no torneio internacional de Nijmegen Gladiators. Igualmente em compasso de espera está a filiação da FDI na Federação Internacional de Patinagem (International Skating Union - ISU) para o desenvolvimento da patinagem de velocidade e artística no gelo.
Finalmente, a FDI tem também marcada presença num importante congresso da Federação Internacional de Esqui (FIS), em Maio, na Tailândia. Um evento que se reveste de grande significado porque será anunciada a retirada do atual presidente, após 20 anos, e também porque irá recair em Portugal a organização deste congresso em 2022.