Triunfo por 35-25 em jogo da primeira jornada
Corpo do artigo
No espaço de cinco dias, o FC Porto fez a segunda deslocação a Braga, a primeira para defrontar o Arsenal da Devesa (17-43), esta quata-feira para se encontrar com o ABC, tendo ganho por 25-35, desta vez em partida que fechou a primeira jornada do Campeonato Placard e que se encontrava em atraso devido aos compromissos europeus dos minhotos.
Com este triunfo, os azuis e brancos juntaram-se a Sporting, Avanca e Águas Santas na liderança da prova, todos com dois jogos e os consequentes seis pontos. Já o ABC, afastado da fase de grupos da Liga Europeia com duas derrotas impostas pelo espanhol Bidasoa Irun, somou agora a segunda para o Campeonato - já tinha perdido no Restelo, por 29-28 - , pelo que vai em quatro desaires em outras tantas partidas oficiais.
Depois de cinco minutos de equilíbrio (3-4), o FC Porto pisou no acelerador como se não houvesse amanhã, tendo chegado aos 3-8 aos 10", já Filipe Magalhães havia pedido uma paragem do tempo. Mais seis minutos e o treinador do ABC, que já trocara Tiago Ferreira por Humberto Gomes, voltou a parar o tempo, situação justificada por um marcador que acusava 4-13!
Eram pouquíssimos os golos marcados e já elevados os sofridos, sendo que o duelo, noutros tempos altamente emotivo e envolto em grandes emoções, estava decidido. Os números finais eram a dúvida que restava. O jogo acabou com 25-35, dez bolas a separar as equipas, mas o conjunto azul e branco chegou a ter 13 de vantagem (15-28, aos 44, num golo de Thorsteinn Gunnarsson).