FC Porto perde Alexis, mas substituto está quase garantido: um gigante alemão
Manuel Spath, pivô de 2 metros, deixa a Bundesliga e tem várias propostas, mas quer voltar a trabalhar com Magnus Andersson.
Corpo do artigo
Alexis Borges vai ser jogador do Montpellier na próxima época, mas o FC Porto não perdeu tempo e tem o alemão Manuel Spath quase assegurado para substituir o internacional luso-cubano.
Com 2,00 metros e 103 quilos, o pivô germânico de 34 anos possui caraterísticas físicas semelhantes, já anunciou a saída do Estugarda e confirmou o convite portista ao "Stuttgarter Zeitung". A possibilidade de voltar a trabalhar com Magnus Andersson, com o qual conquistou duas vezes a Taça EHF, quando ambos estavam no Goppingen, leva-o a preferir o FC Porto em detrimento de propostas da Suíça e de um país nórdico.
Spath será o segundo alemão no andebol portista e curiosamente também conhece Djibril Mbengue, lateral direito que há dois anos se mudou do Estugarda para o Dragão. Considerado um pivô de caraterísticas defensivas - mesmo assim fez 30 golos nesta época encurtada, com 73% de eficácia, depois de ter marcado 47 e 65 nas duas anteriores -, o colosso foi elogiado por Andersson, que confirmou a proposta ao "Stuttgarter Zeitung". "Queremos um pivô e o "Manu" pode ajudar-nos. Tivemos uns bons tempos juntos no Goppingen", disse o treinador portista, ainda não confirmando a transferência.
Tendo anunciado a saída da Bundesliga após o 12.º lugar com o Estugarda numa época interrompida - "Foi uma grande honra para mim fazer parte da Bundesliga 14 anos!", escreveu no Instagram -, Manuel Spath será mais uma confirmação da forte aposta dos dragões, que já anunciaram como reforço por duas épocas o lateral esquerdo croata Ivan Sliskovic e ainda vão ter o guarda-redes macedónio Nikola Mitrevski para o lugar do austríaco Thomas Bauer. O objetivo é claro: repetir os grandes desempenhos na Liga dos Campeões.