O FC Porto vai disputar a primeira ronda de qualificação da Taça EHF em setembro
Corpo do artigo
O FC Porto vai defrontar os romenos do AHC Potaissa Turda na primeira ronda de qualificação para a Taça EHF. Os dragões vão disputar a primeira mão em casa, a 1 ou 2 de setembro, e visitarão o terreno da equipa romena a 8 ou 9 do mesmo mês.
1019153079869026304
O Benfica entra a competir na segunda ronda e irá defrontar o vencedor da eliminatória que opõe, na primeira, a formação croata do RK Dubrava e a islandesa do FH Hafnarfjordur.
A formação encarnada, segunda classificada do campeonato nacional de 2017/18, com os mesmos pontos do FC Porto (3.º), a seis do campeão Sporting, entra em campo para a primeira mão a 6 ou 7 de outubro e jogará a segunda no fim de semana seguinte.
O Potaissa Turda apresenta como principal referência a conquista da Taça Challenge na época passada, naquele que é o único troféu europeu do seu palmarés. No plano interno, a formação romena foi eliminada no play-off das meias-finais.
A primeira mão está agendada para 1 e 2 de setembro, na Roménia, e a segunda para 8 e 9 do mesmo mês, no Dragão Caixa.
Em caso de vitória sobre os romenos, os portistas, que serão treinados por Magnus Andersson em 2018/19, já sabem que defrontarão na segunda ronda de qualificação o SKA Minsk, terceiro classificado da edição passada Liga da Bielorrússia.
A primeira mão joga-se a 6 ou 7 outubro e a segunda uma semana depois.
O Madeira SAD entrará na terceira ronda de qualificação da Taça Challenge, competição em que enfrentará o vencedor das partidas entre HC Olimpus-85-USEFS, da Moldávia e o JD Techniek Hurry-Up, da Holanda.
Os madeirenses entrarão em campo para a primeira mão a 17 ou 18 de novembro e a segunda mão será jogada a 24 ou 25 do mesmo mês e caso vença as duas partidas, estará automaticamente nos 16 avos de final da competição.
O Sporting é o outro representante luso nas provas europeias e disputará o Grupo C da Liga dos Campeões, onde também estão colocados HC Metalurg (Macedónia), Bjerringbro-Silkeborg (Dinamarca), Besiktas Mogaz (Turquia), Chekhovskie Medvedi (Rússia) e ainda Tatran Presov (Eslováquia).
A primeira jornada será no Pavilhão João Rocha, entre dia 12 e 16 de setembro, quando o Sporting receber os macedónios do HC Metalurg.
No setor feminino, na terceira ronda de qualificação da Taça Challenge, o Alavarium defronta a praticamente desconhecida formação bósnia do ZRK Krivaja, enquanto o SIR 1º Maio/ADA CJ Barros medirá forças com as sérvias do ZRK Naisa Nis, que ergueram o troféu em 2006/07.
A primeira mão está prevista para 8 e 9 de setembro e a segunda para 15 e 16 do mesmo mês e em caso de vitórias as duas equipas portuguesas avançam diretamente para os 16 avos de final da prova, que conta já com as espanholas do Gran Canária.