Sétima jornada abriu com a maior surpresa da época até ao momento, pois os maiatos conseguiram a sua segunda vitória acabando com a invencibilidade dos bicampeões.
Corpo do artigo
Na Maia, o ISMAI abriu o confronto frente ao Sporting com um parcial de 6-0, mas nem isso levou a pensar na grande surpresa. Os bicampeões nacionais, que perdiam por 14-11 ao intervalo, recuperaram no segundo tempo e chegaram a estar na frente, pelo que foi o segundo fôlego da equipa de Rui Silva a surpreender. O ISMAI ganhou por 26-25 e o Sporting, que esta época já batera FC Porto e Benfica, sofreu a sua primeira derrota no campeonato.
A sétima jornada ainda só contou com os jogos dos três grandes, que têm compromissos das competições europeias no fim de semana, mas já ditou uma liderança repartida a três, pois o Benfica havia batido o Arsenal da Devesa (40-18) a 22 de setembro e o FC Porto não teve dificuldades para superar o Sporting da Horta (36-20), no Dragão.
Os portistas, que tiveram em Miguel Martins o melhor marcador (sei golos) e estrearam o guarda-redes Thomas Bauer, já tinham a partida controlada ao intervalo (22-10) e no segundo tempo reduziram o ritmo, pensando na deslocação a Minsk.
Já na Maia foi o angolano Délcio Pina o grande artilheiro de um ISMAI que não perdoou a apatia inicial dos leões e soube reagir à sua entrada demolidora no segundo tempo (parcial de 1-6, virando o jogo para 15-17). No último minuto, golos de Hugo Glória e António Almeida garantiram um triunfo que muito se deveu às 15 defesas de Manuel Borges, guardião em noite memorável.
O Sporting, refira-se, terá de jogar sábado em Presov, na Eslováquia, para a Liga dos Campeões.