Dragões são a primeira equipa portuguesa a chegar à final-four da Taça EHF, após derrotar os franceses do Saint Raphael
Corpo do artigo
O FC Porto está na final-four da Taça EHF, depois de derrotar os franceses do Saint Raphael, este sábado, no Dragão Caixa, por 34-30 Este é um feito histórico, uma vez que nunca uma equipa portuguesa havia chegado a esta fase desde que, em 2012/13, a prova passou a ser disputada com sistema de grupos e em final concentrada. E, sublinhe-se, em toda a história da competição, apenas uma formação portuguesa alcançou as meias-finais, o ABC, em 1999/2000, afastado da final pelos alemães do Magdeburgo.
Para o FC Porto, que jamais havia chegado tão longe numa prova europeia, este é também um dia ímpar, após uma caminhada sensacional: antes de chegar à fase de grupos ultrapassou os romenos do Pataissa Turda, os bielorrussos do SKA Minsk e os gigantes alemães do Magdeburgo (três Ligas dos Campeões, três Taças EHF, duas Taças das Taças, três Supertaças europeias e uma SuperGlobe, equivalente ao mundial de clubes, no currículo).
Depois, na fase de grupos, com o Holstebro, da Dinamarca, Cuenca, de Espanha, e Constanta, da Roménia, foram seis jogos e seis vitórias que levaram os azuis e brancos até estes quartos de final em que, este sábado, garantiram a chegada a uma "impensável" final-four da Taça EHF. Na primeira mão, em França, os pupilos de Magnus Andersson haviam empatado a 30 golos.
A final-four da Taça EHF está agendada para Kiel, na Alemanha, nos dias 17 e 18 de maio.
Recorde-se que, horas antes, na Grécia, o Madeira SAD garantira o acesso à final da Taça Challenge. Após a vitória em casa, por 27-22, os insulares voltaram a derrotar o AEK, em Atenas, por 30-22, num dia memorável para o andebol português.