Evenepoel ganhou em 3h03m49s, com uma margem de 1m25s sobre Mayrohfer
Corpo do artigo
O belga Remco Evenepoel, já campeão da Europa de juniores, fechou esta quinta-feira um ano perfeito, selado com o triunfo na prova em linha do mesmo escalão do Campeonato do Mundo de ciclismo de Innsbruck, na Áustria.
O dorsal 13 não foi de azar para o jovem prodígio, de 18 anos apenas, que, na segunda-feira, também tinha agregado o título mundial ao europeu, em contrarrelógio individual.
O quadro repetiu-se - uma autoridade incontestada, que nem sequer foi beliscada por ter estado envolvido numa queda e ser obrigado a trocar de bicicleta. Um incidente que o atrasou dois minutos da cabeça da corrida.
O traçado de 126,6 km era especialmente montanhoso no final, constituindo terreno propício para a recuperação de Evenepoel, tão forte no crono como na escalada.
A cerca de 47 km da meta, escapou do pelotão e foi no encalço dos dois fugitivos - o italiano Piccolo e o alemão Mayrhofer.
Marius Mayrhofer foi o último a largar, a 20 km da meta. A partir daí, foi só dilatar avanço, rapidamente.
Evenepoel ganhou em 3h03m49s, com uma margem de 1m25s sobre Mayrohfer. Para o bronze, houve sprint a dois, com o italiano Alessandro Fancellu a ser melhor que o suíço Alexandre Balmer, ambos distanciados 1m38s.
Quanto aos dois portugueses em prova, o melhor foi Guilherme Mota, que terminou em 16.º, a 6m41s de Evenepoel. Mais distanciado, Afonso Silva foi 70.º, a 19 minutos.
Quase metade dos inscritos não terminou a corrida - 84 concluíram e 75 desistiram.