Tricampeões mundiais justificaram o favoritismo
Corpo do artigo
A Dinamarca venceu por 23-14 a Chéquia, no segundo jogo do Grupo F do Euro'2024 de andebol, em Munique, na Alemanha, e reparte a liderança com Portugal, que se impôs por 31-24 à Grécia.
Os tricampeões mundiais sentiram alguma dificuldade na primeira parte do encontro, que chegou ao intervalo com uma igualdade a 9-9, mas puxaram dos galões de favoritos ao apuramento e ao título no segundo tempo, para se destacarem e fechar com 23-14.
Mikkel Hansen, com cinco golos, Magnus Landin e Simon Pytlick, ambos com quatro, foram os principais concretizadores da seleção dinamarquesa, enquanto na Chéquia esse papel pertenceu a Vojtech Patzel, com quatro remates certeiros.
Os jogos do Grupo F prosseguem no sábado, com Portugal a defrontar a Chéquia, numa partida que pode garantir aos heróis do mar o apuramento para a "main round" (fase principal), seguido do Dinamarca-Grécia.
A seleção portuguesa, que disputa pela oitava vez um Europeu, a terceira seguida, qualifica-se para a "main round" caso termine o Grupo F num dos dois primeiros lugares.
Na segunda fase, em que se defrontam os dois primeiros dos grupos D e F – o resultado do seu adversário no grupo é contabilizado nesta classificação -, avançam os dois primeiros para as meias-finais e o terceiro para a disputa do quinto lugar.
Portugal, que vai acolher a competição em 2028, juntamente com a Espanha e a Suíça, depois de ter sido o anfitrião da edição inaugural em 1994, tem como melhor resultado o sexto lugar alcançado em 2020. Em 2022 terminou em 19.º.