Acaba de ser anunciado de forma oficial pela Federação Europeia de Andebol
Corpo do artigo
O congresso extraordinário da Federação Europeia de Andebol (EHF), que decorre em Viena (Áustria), confirmou que Portugal, Espanha e Suíça vão organizar o Campeonato da Europa de seniores de 2028, uma candidatura única que promete fazer história na modalidade.
"Após a nossa primeira presença nuns Jogos Olímpicos, tivemos mais atenção da Imprensa, e, naturalmente, mais adeptos e um crescimento do número de praticantes. É para esses novos adeptos que agora também queremos jogar", disse, este sábado, Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal, logo após a Federação Europeia (EHF) ter anunciado a organização do Campeonato da Europa de 2028 para Portugal, Espanha e Suíça.
Recorde-se que esta não será a primeira organização do andebol português, uma vez que levou a efeito o Campeonato da Europa de 1994 - o primeiro da história da modalidade - e ainda o Campeonato do Mundo de 2003.
Agora, em 2028, em parceria com Espanha e Suíça, é prometido o melhor campeonato de sempre.
Se os jogos em Portugal serão no Altice Arena, em Lisboa, Espanha propõe o Palau St. Jordi, em Barcelona, e o Wanda Stadium e o Santiago Bernabéu, em Madrid, pelo que a modalidade poderá ter os encontros principais em recintos de futebol, devidamente adaptados.
O Europeu do próximo ano, para o qual Portugal está apurado, será na Hungria e na Eslováquia, estando o de 2024 entregue à Alemanha. Também em Viena, foi decidido que a edição de 2026 será nórdica, numa organização conjunta de Dinamarca, Noruega e Suécia.