Europeu, branco e único candidato: conheça o Kardashian do Mundial de corta-mato
São sete irmãos, três deles estão a fazer história no atletismo, e os seus segredos são revelados num incrível "reality show" norueguês. Veja aqui o primeiro episódio.
Corpo do artigo
Provavelmente só um europeu, e branco, alinhará neste Mundial como favorito. Correrá nos juniores, por não o deixarem ir aos seniores, e possui uma fama invulgar para quem tem apenas 18 anos. Chama-se Jakob Ingebrigtsen, é campeão europeu sénior de 1500 e 5000 metros - um feito único -, já este ano conquistou o título nos 3000 metros em pista coberta e além da fama nas pistas é o mais entusiasmante dos corredores de uma família norueguesa que se deixou revelar numa série televisiva.
"Team Ingebrigtsen" é o nome de um dos "reality show" mais surpreendentes que alguma vez se fizeram, mas, e embora o mundo delire com as discussões das irmãs Kardashian, as aventuras da família norueguesa praticamente ainda não transpuseram as fronteiras do seu país. Possuem duas temporadas - a terceira está a ser filmada - e apenas alguns dos episódios aparecem legendados no Youtube (em inglês), embora a série da NRK possua todos os ingredientes habituais neste género televisivo: há discussões, namoros, confissões, reuniões familiares, supostos segredos e, aqui a raridade, os treinos, competições e a evolução de uma família que pretende fazer história no desporto.
Qhsk3lnlkSg
"Precisava de filmar os treinos dos meus filhos. Como não tinha meios para isso, propus fazer um filme; sugeriram-me um reality show, reuni a família e aceitamos", explicou Gjert Ingebrigtsen, o pai, mas também treinador e figura central tanto da série como do êxito dos filhos no atletismo. Tone, a mãe, tem um salão de cabeleireiro e é um fator de equilíbrio numa casa com seis rapazes e uma rapariga: Kristoffer e Martin abdicaram do desporto, Henrik e Filip foram os primeiros campeões, Jakob é atualmente o maior dos talentos e ainda falta saber que rendimento atingirá Ingrid, de 13 anos e tão ambiciosa como os irmãos, e se William, ainda com 5 anos de idade, também irá ser atleta.
Os segredos do êxito estão bem patentes na série. A família compete até a fazer bolos caseiros e Gjert prescreve não só cargas de treino muito elevadas como, e aqui é algo polémico, o treino desde tenra idade. Todos os filhos começaram por correr em esquis com rodas antes de passarem ao atletismo. Jakob, a quem aos 14 anos mediram uma capacidade pulmonar e cardíaca só detetada nos jovens fundistas quenianos, é dado como exemplo da validade do método. "Sou um corredor profissional desde os meus oito ou nove anos. Treino com uma boa estrutura, a mesma dos meus irmãos, desde muito novo", comentou depois dos seus dois títulos europeus, que na série são assinalados com uma frase famosa do pai. "Um copo de leite quente e cama!", disse-lhe depois de vencer os 1500 metros e antes dos 5000.
A última das explicações, também notória, é aquela que mais afasta os Ingebrigtsen das Kardashian: além da aplicação, também a confiança deles é única. "Não há limites para nós", diz Henrik, sabendo que, quando lhes perguntam qual dos irmãos é o melhor... toda a família levanta o braço!