Paulo Jorge Pereira tem, como primeiro objetivo, chegar ao main-round, o que faria a seleção evitar o primeiro play-off de acesso ao Mundial de 2023
Corpo do artigo
Paulo Jorge Pereira, selecionador nacional de andebol, anunciou este domingo a lista de 20 atletas convocados para o estágio que hoje mesmo começou em Rio Maior e da qual sairão os 18 definitivos para jogar o Campeonato da Europa (13 a 30 deste mês, na Hungria e Eslováquia).
Martim Costa, Daniel Vieira, Tiago Sousa e mesmo Francisco Tavares são atletas que dão sangue novo à equipa das Quinas, também um pouco em razão de algumas ausências, sejam elas forçadas ou não.
"Eu prefiro falar de quem está do que quem não está. Quem está é uma maravilha, de quem não está talvez falemos mais lá para a frente", disse o técnico nacional. "O nosso grande objetivo é passar ao main-round e isto não é descer a ambição. Se o garantirmos não temos de jogar o primeiro play-off para o Mundial de 2023 e, assim, ficaremos mais próximos. E se o conseguirmos faremos igualar o número de presenças em grandes competições, embora, desta vez, sendo sempre apurados e nunca como organizadores [em 2003 o Mundial foi em Portugal] ", referiu Paulo Jorge Pereira.
"Temos que estar sempre com um grande grau de insatisfação. E reparemos que os quatro primeiros apuram-se diretamente. Se ficarmos nos 12 primeiros vamos só ao segundo play-off. Por isso, mantemos grande ambição", assumiu ainda o técnico de 56 anos.
Os 20 convocados:
- Guarda-redes: Gustavo Capdeville (Benfica), Miguel Espinha (Cesson-Rennes, Fra) e Manuel Gaspar (Sporting).
- Pontas: Diogo Branquinho (FC Porto), Leonel Fernandes (FC Porto), António Areia (FC Porto) e Francisco Tavares (Sporting).
- Laterais: Salvador Salvador (Sporting), Alexandre Cavalcanti (Nantes, Fra), Fábio Magalhães (FC Porto), Gilberto Duarte (Montpellier, Fra), Daniel Vieira (Avanca) e Ángel Hernández (Kuwait SC, Kuw).
- Centrais: Miguel Martins (Pick Szeged, Hun), Martim Costa (Sporting) e Rui Silva (FC Porto).
- Pivôs: Tiago Rocha (Nancy, Fra), Daymaro Salina (FC Porto), Victor Iturriza (FC Porto) e Tiago Sousa (Águas Santas).