João Soares explica os contornos da vitória do FC Porto sobre a Oliveirense e fala de um coletivo que reage às contrariedades
Corpo do artigo
Se ganhar uma Taça de Portugal deixa qualquer um satisfeito, fazê-lo perante a campeã Oliveirense é ainda motivo de maior orgulho. E de festa. Não admira, por conseguinte, que os jogadores e staff do basquetebol do FC Porto tivessem comemorado de forma efusiva o triunfo no Portimão Arena, quebrando um jejum de 11 jogos sempre a perder com o adversário de Oliveira de Azeméis e voltando a erguer um troféu que não conquistavam desde 2012.
"O segredo? Foi o termos acreditado sempre, mesmo quando as coisas não nos correram de feição"
"O segredo? Foi o termos acreditado sempre, mesmo quando as coisas não nos correram de feição. E nós acreditámos que este seria o dia de voltar às grandes conquistas. A prova está aí e a Taça de Portugal é nossa!", exclamou João Soares, que transmitiu uma imagem de felicidade plena depois de uma final que empolgou o público e dignificou os intervenientes.
"Soubemos ser fortes e não vacilámos com as contrariedades"
O FC Porto perdia por 11 pontos no início do quarto e decisivo parcial, mas foi buscar forças para somar 30 pontos (!) e superar toda a desvantagem. "Começámos bem e chegámos a ter um avanço significativo [13 pontos, durante o segundo quarto], mas depois a Oliveirense aumentou a intensidade e nós, com menos partilha da bola, deixámo-nos ir um pouco abaixo. Mas não desistimos e a reação valeu a Taça", prosseguiu João Soares, pronto a comentar os frenéticos minutos da grande decisão. "Acima de tudo, acho que funcionou o nosso espírito de equipa. Foi sensacional! Provámos que o coletivo é a melhor arma em desportos de equipa e o espírito do FC Porto, repito, foi fantástico", argumentou o extremo de 28 anos e 2,02 metros.
"Soubemos ser fortes e não vacilámos com as contrariedades, pese todo o valor do adversário, a quem já não ganhávamos há muito tempo. Assim, a vitória tornou-se ainda mais saborosa", prosseguiu o pupilo de Moncho López, autor de 12 pontos na final, durante a qual foi dos mais utilizados (29m31s).
João Soares destacou o trabalho do grupo, tanto durante a semana como no decorrer dos jogos. "Somos uma verdadeira equipa e foi isso que ajudou a fazer a diferença. Agora? Vamos tentar acabar a fase regular da melhor maneira e apresentar-nos em bom plano no play-off. Queremos conquistar o título nacional", prometeu.