A seleção espanhola é apontada como uma das favoritas a vencer o torneio.
Corpo do artigo
A Espanha apurou-se esta sexta-feira para a final do Europeu feminino de futsal, após golear a Rússia por 5-0, em partida disputada no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Apontada como uma das favoritas, a Espanha passou toda a primeira parte a jogar no meio-campo russo, exercendo uma forte pressão que, durante grande parte do tempo, o adversário soube controlar.
Sem capacidade de resposta, a equipa russa viu-se a perder no minuto 18, num lance fortuito em que Sotelo, no chão, aproveitou uma bola perdida para fazer o primeiro golo do Europeu.
Sem tempo para responder, a Rússia sofreu o segundo tento a 25 segundos do intervalo num autogolo de Krupina.
Uma desatenção na sequência de uma reposição lateral das russas libertou González para o terceiro golo espanhol logo a abrir a segunda parte, enquanto o quarto surgiu na melhor jogada da partida até então, por Romero.
Com a Rússia a rematar pela primeira vez à baliza ao minuto 32, num lance que Aguete controlou junto ao poste esquerdo, a figura da seleção do leste europeu acabou por ser a guarda-redes Ivanova, com um conjunto de defesas que evitou uma goleada maior.
Samper, perto do final, aproveitou um ressalto para fechar a contagem, com um remate de fora da área.
Jogo no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Sotelo, 19 minutos.
0-2, Krupina, 20 (na própria baliza)
0-3, González, 23
0-4, Romero, 26
0-5, Samper, 38
Equipas:
- Rússia: Ivanova, Durandina, Olkova, Krupina e Chernova. Jogaram ainda Filisova, Samorodova, Nikitina, Korzhova, Semenova, Danilova, Alemaikina e Surnina.
Selecionador: Evgeni Kuzmin.
- Espanha: Aguete, Isa Garcia, Ampi, Peque e Campoy. Jogaram ainda Susarte, González, Velasco, Mayte, Sotelo, Romero, Samper, Anita e Balbuena.
Selecionador: Cláudia Pons.
Árbitros: Gelareh Nazemideylami e Zari Fathi (Irão).
Ação disciplinar: nada a assinalar.
Assistência: 835 espectadores.