Elite Cup será "primeiro momento" de competição para "nata" do hóquei em patins
Corpo do artigo
O presidente da Federação Portuguesa de Patinagem, Luís Sénica, considerou a Elite Cup, apresentada esta terça-feira, um "primeiro momento" de competição para as oito equipas participantes, que também disputarão o campeonato nacional de hóquei em patins.
"Acredito que veremos aqui o primeiro momento da grande competição que iremos ter esta época. É aqui que vai iniciar-se a época, é óbvio que os "motores" estão ainda por aquecer mas temos aqui a nata do campeonato nacional, as equipas que ficaram nos oito primeiros lugares, 99,9% dos melhores jogadores e acredito que nenhum deles veio a Odivelas só para ver as vistas. Vêm para competir e para ganhar", analisou o antigo selecionador nacional, aludindo à qualidade da competição, que junta os oito primeiros classificados do último campeonato nacional de hóquei em patins.
A cerimónia, que terminou com os sorteios das competições masculina e feminina, contou com a presença de jogadores dos clubes participantes, à exceção de Juventude Pacense e Sanjoanense, entre os quais se incluem Gonçalo Alves (FC Porto), Diogo Rafael (Benfica) e Luís Querido (Óquei de Barcelos).
Gonçalo Alves foi o primeiro a pronunciar-se sobre as expectativas dos dragões para a prova.
"Queremos chegar bem à Elite Cup, da melhor maneira. Temos um treinador novo, que para mim não é assim tão novo, mas que para todos os outros colegas é ainda bastante recente. Há pouco tempo de trabalho até à Elite Cup, mas queremos chegar à final e fazer o melhor que no ano passado", estimou o jogador, que tal como Luís Querido fez parte da Seleção portuguesa que se sagrou campeã europeia, comandada por Paulo Freitas, novo técnico dos dragões.
Já Luís Querido representou o Óquei de Barcelos, finalista vencido do último campeonato, que sublinhou a determinação em "conquistar todos os títulos" apesar da forte concorrência.
"Temos a ambição de novas conquistas que teremos pela frente. Um clube como o Barcelos tem a ambição de conquistar todos os títulos que disputa e a Elite Cup não foge à regra", afirmou o internacional português.
Pelo lado do Benfica, Diogo Rafael pretende revalidar o título alcançado na edição transata.
"Os objetivos são claros, a ambição é a de revalidar este título, é o primeiro da época, todas as equipas que aqui estão têm a mesma ambição. Nós somos os detentores do título e somos, claramente, o rival a abater, mas tudo faremos para estar na final e revalidar o título", frisou.
Pelo Sporting, o porta-voz foi Facundo Bridge, que reforçou a "vontade de ganhar" da sua equipa.
"Já começámos a pré-época há bastante tempo, no início de agosto. A equipa tem muitas mudanças, mas os objetivos vão ser sempre os mesmos: vamos entrar nesta prova com vontade de ganhar porque também temos títulos muito importantes para conquistar durante a época", referiu.
A Elite Cup disputa-se nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Pavilhão Multiusos de Odivelas, para a variante masculina, que conta com Benfica, Sporting, FC Porto, Óquei de Barcelos, Oliveirense, Juventude Pacense, Sanjoanense e Sporting de Tomar. Nos dias 4 e 5 de outubro realizar-se-á o torneio para o setor feminino, no qual se inserem Benfica, Sanjoanense, Atlético do Tojal e Escola Livre de Azeméis.