
Manuel Fernandes (créditos: Federação Portuguesa de Basquetebol)
Organismo prepara-se para ir a votos, havendo já dois nomes na corrida, João Carvalho e Carlos Barroca. Processo para encontrar sucessor de Manuel Fernandes prolonga-se por mais de dois meses, com a escolha dos delegados
Leia também André Luiz sai com prémio: "Ajudar o Rio Ave com golos, assistências ou como puder"
O presidente da Assembleia-Geral da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Ernesto Ferreira da Silva, marcou as eleições dos órgãos sociais do organismo para dia 25 de abril, sendo nessa data que se fica a conhecer o sucessor de Manuel Fernandes, presidente da direção nos últimos três mandatos.
O calendário do sufrágio para o quadriénio 2026-2030 ainda se prolonga por mais de dois meses, havendo como primeira data de referência 1 de fevereiro, limite para a entrega das candidaturas a delegados à Assembleia Geral da FPB, que vão a votos a 21 de fevereiro.
Neste dia, são eleitos 21 representantes dos clubes, oito dos jogadores, quatro dos juízes e quatro dos treinadores, num total de 37 nomes que se juntam aos 24 delegados por inerência (21 presidentes das associações regionais, presidente da Associação de Jogadores, presidente da Associação Nacional de Juízes e presidente da Associação Nacional de Treinadores).
Ao todo, a escolha dos órgãos sociais da FPB está a cargo desses 61 delegados. O prazo para a entrega de listas termina a 5 de abril, havendo, a três meses de distância, dois candidatos: João Carvalho, atual secretário-geral da FPB, e Carlos Barroca, antigo vice-presidente de operações da NBA Ásia.

