
Na sua abordagem aos elétricos, a Nissan, que foi pioneira, com o Leaf, quer escrever direito por linhas tortas. Usa um motor a gasolina de três cilindros apenas para carregar as baterias e com um funcionamento extremamente suave e silencioso. Damos por nós, em autoestrada, a duvidar de que esteja mesmo a trabalhar. Há outros modelos no mercado com sistema semelhante, mas nenhum tão silencioso como o X-Trail.
Não é um elétrico puro nem um híbrido convencional. O Nissan X-Trail recorre à tecnologia e-Power para proporcionar uma condução semelhante à de um elétrico, dispensando carregamentos externos e mantendo o abastecimento a gasolina. Esta geração evoluiu no design, no conforto e na tecnologia. O habitáculo é amplo, beneficiando de uma distância entre eixos de 2,7 metros, o que garante boas cotas para os passageiros. Existe uma opção de sete lugares, embora a terceira fila seja sobretudo de recurso e penalize a bagageira.
O principal destaque está na motorização, pois as rodas são sempre acionadas pelos motores elétricos, assegurando resposta imediata ao acelerador e funcionamento suave. O motor a gasolina de 1,5 litros serve apenas como gerador de energia, permitindo uma experiência de condução próxima da elétrica sem preocupações com carregamentos. Em estrada, o X-Trail destaca-se pelo elevado silêncio, mal se notando o funcionamento do motor a gasolina. A versão e-4ORCE, por nós ensaiada, tem tração integral, reforçando a motricidade em pisos de menor aderência. Os consumos são equilibrados (5,8l/100 km em cidade e 8l, em estrada). Custa entre os 37.800 e os 51.800 euros.

Dimensões
Mede 4,68 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,72 m de altura. Estas dimensões garantem um habitáculo amplo e confortável. A bagageira oferece 495 litros com cinco lugares, mas reduz-se significativamente quando usamos a terceira fila.
Equipamento
O interior é funcional e tem um nível de equipamento elevado, com painel de instrumentos digital e ecrã central tátil de 12,3"", compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto e vários sistemas de assistência à condução.
Técnica
O sistema e-4ORCE utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, para controlar de forma independente a tração e a travagem de cada roda. A distribuição instantânea do binário melhora a estabilidade e a aderência.


