
Morreu o americano que enchia pavilhões. Dale Dover, que chegou ao Porto em 1971, tendo sido uma verdadeira atração na cidade e no país, faleceu ontem, aos 69 anos
Conhecido por "Flash", diz-se que foi o melhor basquetebolista que alguma vez passou por Portugal. Dale Dover faleceu ontem, com 69 anos. Figura do FC Porto, com direito a estátua no museu, Dover jogou nos dragões entre 1971 e 1974, tendo ajudado os azuis e brancos a conquistar o campeonato nacional de 1971/72.
"O Dale Dover foi um jogador que claramente marcou uma era e revolucionou o basquetebol português. Tinha uma capacidade física portentosa e esse atributo permitiu-lhe destacar-se", disse Fernando Gomes a O JOGO, com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol a lembrar a preponderância do americano na equipa da qual fizeram parte. "Guardo ainda a recordação de ter sido instrumental na conquista do título de 71/72. Jogámos juntos nessa época, que também foi marcante por o FC Porto ter conquistado o título nacional que lhe fugia há 19 anos", afirmou.
Dale Dover, que há cerca de um ano esteve no Porto, tendo visitado o museu e o Dragão Caixa, é ainda recordado por Fernando Gomes pelo lado pessoal. "Foi sempre um bom colega de equipa e uma pessoa de quem guardo boas memórias", sublinhou. "Gostaria de enviar os meus sentimentos à sua família e amigos, assim como ao FC Porto, clube que representou e ajudou a dignificar como jogador e também como treinador", disse ainda Fernando Gomes a O JOGO.
"Foi um jogador que claramente marcou uma era e revolucionou o basquetebol português", disse Fernando Gomes, atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que foi seu colega de equipa.
Após dois meses nos Boston Celtics, onde teve como colegas jogadores que foram para o Hall of Fame da NBA - Jo Jo White e John Havlicek -, Dover chegou ao Porto com 22 anos, tendo causado verdadeiro delírio nos adeptos, que passaram a encher pavilhões. Tinha médias acima dos 40 pontos, mas é histórico o encontro em que assinou... 117. Hoje, antes do FC Porto-Lusitânia, será cumprido um minuto de silêncio em memória do americano que mudou o basquetebol em Portugal.
"O FC Porto é a minha casa"
Dale Dover, que exercia advocacia na América, esteve no Porto em novembro de 2017. "O FC Porto ainda é a minha casa. Faz parte do meu coração, significa muito para mim", disse na altura, em entrevista ao Porto Canal. "Continuo a falar português, porque gosto de chegar aqui e perceber e sentir a cultura dos portuenses e dos portistas", explicou.
