A questão do doping entre atletas russos colocou a modalidade de biatlo em choque em abril, quando a polícia austríaca fez buscas na sede da UIB e desmontou o esquema.
Corpo do artigo
A União Internacional de Biatlo (UIB) anunciou, esta sexta-feira, que está a processar quatro atletas russos por uso de doping, dois deles campeões olímpicos.
Entre os acusados está Evgeny Ustyugov, que venceu o evento olímpico de largada em massa em 2010 em Vancouver, no Canadá, e a prova de estafeta masculina em 2014 em Sochi, na Rússia, e que é acusado de montar um vasto esquema de doping.
Svetlana Sleptsova, medalha de ouro na prova de estafeta feminina em 2010, é a outra atleta olímpica envolvida neste caso, que abrange ainda Alexander Pechyonkin e Alexander Chernyshov.
A questão do doping entre atletas russos colocou a modalidade de biatlo, caracterizada pelas provas de esqui de corta-mato e de tiro, em choque em abril último, quando a polícia austríaca fez buscas na sede da UIB e desmontou o esquema em marcha.
Na altura, esta ação levou à demissão do presidente da UIB, Anders Besseberg, que liderava há vários anos a instituição.
Os procuradores alegam que cerca de 265 mil euros em subornos foram pagos ao longo de vários anos para encobrir casos de 'doping' envolvendo atletas russos.