Diretor da Emirates fala de João Almeida: "Se pudesse trocar as sete etapas..."
Joxean Fernández Matxin acredita num ciclista atacante na última semana de Vuelta
Corpo do artigo
Joxean Fernández Matxin, director desportivo da UAE Emirates, acredita que João Almeida pode levar a melhor no duelo com Jonas Vingegaard na última semana da Vuelta. Os dois estão separados por 48 segundos na geral individual.
"O ambiente é muito bom. Estamos confiantes e não temos nada a perder. Ganhámos sete etapas e, se pudesse trocá-las pela classificação geral, fá-lo-ia sem hesitar. Mas se tivermos de perder por tentar ganhar, fá-lo-emos dessa forma, não nos contentando com o segundo lugar", afirmou em entrevista ao jornal Marca. "Temos de tentar de todas as formas possíveis. Haverá fases em que o próprio percurso marcará uma seleção natural, e noutras será possível pensar em algo coletivo. Teremos de atuar de formas muito diferentes de dia para dia", vincou.
Matxin acredita num João Almeida atacante. "É uma questão de o querer fazer. Essa convicção já está a 50% do caminho percorrido. Depois, teremos de encontrar o momento certo e ter as melhores pernas, tanto para ele como para o resto da equipa", observou. "Ele está bem, isso é óbvio porque o vimos nas últimas duas semanas. É verdade que ele não conseguiu fazer a preparação e a altitude ideais para uma grande volta e isso pode ser uma desvantagem. Mas não estamos a pensar no que não fizemos, mas sim no presente e no que temos pela frente. Vamos ser combativos a partir de amanhã", assegurou, analisando os pontos essenciais no que resta de percurso.
"É preciso dividi-lo em três partes: o que acontece até ao contrarrelógio, o contrarrelógio propriamente dito e depois do contrarrelógio. É muito difícil, porque para além dessa distância há o contrarrelógio, onde o Jonas pode fazer a diferença, e depois há a 'Bola del Mundo'. Mas vamos tentar com tudo o que temos", rematou.