Dinamarca, França e Alemanha apuradas para os quartos de final do Mundial de andebol
A tricampeã mundial Dinamarca, a Alemanha e a vice França, detentora do título europeu, validaram hoje a passagem aos quartos de final do Campeonato do Mundo de andebol, a uma jornada do fim da Ronda Principal
Corpo do artigo
Em Herning, na segunda jornada do Grupo I da ‘main round’, a anfitriã Dinamarca e a Alemanha selaram a qualificação com triunfos convincentes frente à Suíça e Itália, respetivamente, por 39-28 e 34-27.
A jogar em casa, com Lasse Anderson a marcar oito golos e Mathias Gidsel seis, e com o guarda-redes Emil Nielsen a defender 23 de 51 remates, correspondendo a uma eficácia de 45%, a seleção dinamarquesa não deu hipótese à Suíça.
A Alemanha esteve a perder por três golos aos 7-4, recuperou e chegou ao intervalo a vencer por 15-13, para, na segunda parte, com o guarda-redes Andreas Wolff em destaque, com 18 defesas a 43 remates, consumar a vitória.
Na seleção italiana, o destaque vai para o finalizador Leo Prantner, ponta dos alemães do Balingen-Weilstetten, que foi o melhor marcador do encontro com oito golos em 10 remates e que aumentou para 30 os obtidos no presente Mundial.
A República Checa, que na ronda inaugural da ‘main round’ perdeu com a Itália (28-25), impôs-se desde o início do jogo à Tunísia, atingiu o intervalo a vencer por sete (19-12) e geriu a vantagem na segunda parte para vencer por 32-26.
O lateral Anouar Ben Abdallah esteve em evidência na concretização, com nove remates certeiros em 13, mas os seus golos foram insuficientes para evitar a segunda derrota da Tunísia na ‘main round’ e a pontuação ainda a zeros.
A Dinamarca segue invicta na liderança do Grupo I, com oito pontos – após ter somado o 33.º jogo consecutivo em Mundiais sem perder – seguida pela Alemanha, com seis, sendo que ambas já estão apuradas para os quartos de final na primeira e segunda posições, respetivamente.
A Itália segue na terceira posição, com quatro pontos, seguida da Suíça e da República Checa, ambas com três, e da Tunísia, com zero. Na derradeira jornada, no sábado, a Itália defronta a Suíça, a República Checa joga com a Dinamarca e a Alemanha terá pela frente a Tunísia.
Em Varazdin, na Croácia, onde decorre o Grupo II da ‘main round’, a vice-campeã mundial França, detentora do título europeu, continua invicta e confirmou a passagem na primeira posição aos quartos de final, com um triunfo por 35-28 sobre a seleção dos Países Baixos, que se mantém na luta.
Com sete golos de Melvyn Richardson, em sete remates, e outros tantos de Dika Mem, a seleção gaulesa alcançou a quinta vitória em cinco jogos no Mundial, no qual é apontada como uma das favoritas às medalhas e a interromper a série vitoriosa da Dinamarca.
Com a França a garantir o apuramento para os quartos de final na primeira posição do Grupo II, por decidir está ainda a segunda seleção apurada, dada a proximidade pontual existente na tabela classificativa.
A Hungria recuperou de uma desvantagem frente à Áustria e garantiu uma vitória crucial por 29-26, que lhe permitiu segurar a segunda posição da 'poule' e ficar mais perto dos quartos de final.
A Macedónia do Norte e os Países Baixos, ambos com quatro pontos, surgem logo atrás dos húngaros, na terceira posição, a Áustria é quinta, com três, e o Qatar ocupa o sexto e último lugar, sem pontos.
Na derradeira jornada do Grupo II da ‘main round’, a decorrer no sábado, os Países Baixos medem forças com a Áustria, o Qatar defronta a Hungria e a já qualificada França enfrenta a Macedónia do Norte.
O Mundial, no qual Portugal lidera o Grupo III da ‘main round’ – que irá cruzar com a Dinamarca e a Alemanha nos ‘quartos’ – é coorganizado pela Croácia, Dinamarca e Noruega, e decorre até 02 de fevereiro, com a final e o jogo do terceiro e quarto lugares, em Oslo.