Campeão olímpico em Pequim'2008 nadou 163 km para lutar contra o cancro.
Corpo do artigo
Se nos dissessem que alguém ia nadar 200 km durante 55 horas em águas abertas, provavelmente diríamos que não era possível. Mas o holandês Maarten van der Weijden, campeão olímpico nos 10 km em águas abertas em Pequim'2008, lançou-se no mar do Norte da Holanda entre 18 e 20 de agosto para desafiar o "impossível", com o objetivo de lutar contra o cancro.
Contextualizemos: o nadador venceu em Pequim depois de superar uma leucemia linfática aguda, e desde então que se comprometeu a lutar contra o cancro, através da sua fundação que se propõe a angariar fundos para investigação.
O desafio enfrentado por Weijden era difícil, todos concordam, e o holandês acabou por sair do mar aos 163 km. Mas... apenas obrigado pelos médicos, que temeram pelo seu estado de saúde. A fotografia dos seus pés, enrugados após tantas horas dentro de água, já se tornou viral.
O campeão olímpico já angariou cerca de 3,5 milhões de euros, tendo ainda como meta chegar aos 4,5M€, para cobrir as investigações selecionadas, como por exemplo a deteção do cancro hereditário do pâncreas, na totalidade.