A história contada por Dylan Afonso, jogador de futsal do CSP Vila Flor.
Corpo do artigo
No passado domingo, quem foi ao pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros assistiu a uma boa tarde de futsal e a um gesto de fair-play pouco comum. Dylan Afonso já tinha marcado o segundo golo para o CSP Vila Flor e preparava-se para bisar na partida quando... atirou para fora das quatro linhas.
"Estava só com o guarda-redes pela frente, mas estava um adversário no chão. Pensei no bem-estar dele. Foi uma decisão do momento", relembrou Dylan, de 20 anos, a O JOGO.
Um jogador do Vimioso, rival na final da Taça Distrital de Futsal de Bragança, ficou no chão depois de uma ação defensiva. A sua equipa saiu para o ataque, sem parar o jogo, mas perdeu a bola para o CSP Vila Flor, que sai em contra-ataque e coloca a bola nos pés de Dylan. O marcador estava 2-0, faltavam cinco minutos para acabar o jogo e um novo golo sentenciava a final. Decidiu pelo correto.
"Primeiro estão as pessoas. Foi a primeira vez nesta posição, mas fiz o que acho que os outros também fariam", disse. O clique que o fez ter o gesto de desportivismo aplaudido por todos no pavilhão foi "ver a cara de dor do jogador. Não estava bem quando olhei para ele", assumiu Dylan, formado no Vila Flor SC, mas também com passagens pelo Vale Madeiro e GD Macedense.
Sabe que fez um gesto que o destaca, mas partilha os bons valores com quem partilha balneário. "Estar rodeado de pessoas boas leva-nos a atitudes destas", vincou. Quem ficou maravilhado com o comportamento de Dylan foi António Ramos, presidente da AF Bragança, presente no pavilhão. "Inacreditável. Fiquei espantado e temos de enaltecer este momento de discernimento e fair-play quando tinha tudo para fazer o golo. É um momento histórico na associação. É um jogador baixinho, mas um grande homem e deve servir de exemplo aos jovens", exaltou.
11857539
A associação não usa o cartão branco nas suas competições, mas o dirigente revelou que será criado um prémio fair-play para atribuir a Dylan na gala anual da associação, em junho, e que, logo após o jogo, o próprio presidente da Câmara Municipal de Vila Flor mostrou abertura para homenagear o atleta na sede do município.
No final, o CSP Vila Flor venceu a Taça, Dylan festejou com os amigos e foi cumprimentado por todos, recebendo um abraço especial do jogador assistido graças à paragem do jogo que criou. Sem falsos moralismos, quando questionado sobre o que mais gostou do jogo, responde: "Gostei de ambos os momentos, mas ganhar a Taça com os meus amigos foi o que soube melhor".