Covid-19: Fernando Pimenta diz que adiamento dos Jogos é "decisão acertada"
Canoísta de Ponte de Lima diz-se mais "motivado" depois de ser conhecida a decisão do Comité Olímpico Internacional.
Corpo do artigo
O canoísta Fernando Pimenta classificou de "muito acertada" a decisão do Comité Olímpico Internacional (COI) em adiar os Jogos Olímpicos para 2021, assumindo que os atletas estarão agora "mais motivados" sabendo deste desenlace.
"Íamos estar muito ansiosos. Ontem [segunda-feira] falava-se em quatro semanas para saber o que seria o futuro dos Jogos. Se adiavam, se mantinham, se seriam para outubro ou para 2021. Felizmente, já foi tomada uma decisão, muito acertada. Estamos mais motivados, sabendo que os Jogos se vão realizar se tudo correr bem até lá", disse à agência Lusa.
A confirmação do adiamento dos Jogos Olímpicos surgiu hoje, após a pressão de vários organismos e instituições, através de um comunicado conjunto do Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Organizador dos Jogos.
"Dentro da tempestade, foi um bom sinal para nós, atletas. Sinal de que vamos ter Jogos Olímpicos. Vamos ter mais um ano de preparação e agora é mantermo-nos o mais motivados possível, continuar o trabalho dentro das limitações e restrições que temos", reforçou o vice-campeão olímpico em Londres'2012, com Emanuel Silva, em K2 1000.
O vice-campeão do Mundo de 2018 em K1 1000 espera poder competir ainda este ano, considerando-o fundamental para todos os canoístas poderem encarar 2021 no auge da forma.
"Há provas adiadas e outras canceladas até ao final de maio. Vai depender de como este maldito vírus estagnar ou começar a diminuir. Mesmo que adiem para mais tarde, as competições são sempre bem-vindas, pois necessitamos de competir. Uma época sem competir, faz-nos perder muito ritmo. É aguardar que as coisas estabilizem e comecem a recuperar", sintetizou o tricampeão europeu de K1 1000.
Face à incerteza do calendário, e à recente novidade do adiamento de Tóquio'2020, Pimenta ainda não sabe o que vai mudar no seu quotidiano em termos de preparação, aguardando uma conversa com o seu treinador, Hélio Lucas. "Se tivermos uma paragem muito prolongada, na próxima época vai ser muito, muito difícil atingir uma boa forma", concluiu.