"Como se faz uma acusação de cheirar a droga e depois não se faz um teste?"
Linford Christie reage ao episódio ocorrido com o português Ricardo dos Santos.
Corpo do artigo
Linford Christie, treinador de Ricardo dos Santos e Bianca Williams, reagiu incrédulo ao episódio ocorrido em Londres. "Dois dos meus atletas foram parados pela polícia; são ambos internacionais, pais de um bebé de três meses, que estava com eles quando foram algemados à porta de casa. Conseguem dar-me uma justificação para a polícia prender o condutor, tirar uma mãe do seu bebé e chamar o cão detetor de drogas para revistar o carro?", interrogou-se no Instagram o britânico, antigo campeão olímpico dos 100 metros.
"Era o carro que era suspeito ou a família negra dentro dele? Como se faz uma acusação de cheirar a droga e depois não se faz um teste? Não foi a primeira vez que isto aconteceu (foi a segunda em dois meses) e tenho a certeza de que não será a última, mas este tipo de abuso do poder e racismo institucionalizado não se justifica nem pode continuar", apontou ainda Linford Christie.
https://www.instagram.com/p/CCO45i-nUu7/
O atleta português garante que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia londrina. "Parámos quando nos sentimos seguros para o fazer, estávamos no meio da estrada e vinham carros no sentido contrário. Não demorei mais de 20 segundos a parar", explicou à Lusa o atleta do Benfica, que no sábado foi parado e algemado pela polícia.
12391022
O atleta, dos 400 metros, preparava-se para ir para casa, quando, devido ao trânsito e a cinco minutos do local, resolveu mudar o trajeto, com a mulher e o filho bebé no carro, num percurso que acabou em perseguição pela polícia.