"Com o Sporting o campeonato fica mais competitivo, mas seria importante ter o FC Porto"
Nuno Pinto, selecionador-adjunto da equipa feminina de Portugal, analisou o desempenho da seleção no Mundial e falou do campeonato português.
Corpo do artigo
Portugal terminou o Mundial feminino no quinto lugar - após vencer a Alemanha, por 7-3 - , duas posições acima do sétimo obtido no Mundial de 2017. Nuno Pinto, adjunto do selecionador Hélder Antunes, e também treinador dos sub-13 masculinos do Sporting, considerou que o resultado das portuguesas em Barcelona não reflete o seu real valor: "Procurávamos aqui um registo melhor do que o obtido em Nanjing. Merecíamos um resultado melhor. O lugar em que ficámos não traduz a nossa qualidade."
"Contra a Argentina e Espanha discutimos o jogo até ao fim. Não fomos inferiores. Portugal está a mudar no feminino. As associações, nomeadamente a de Lisboa, estão a apostar no feminino e a fazer um trabalho de captação de jovens", explicou o técnico, realçando: "O campeonato, com a entrada do Sporting, também vai ficar mais competitivo. O Sporting contratou uma argentina e uma espanhola de grande nível que vão ajudar a puxar o campeonato mais para cima."
O campeonato feminino em Portugal é ganho de forma ininterrupta pelo Benfica desde 201213, quando os encarnados criaram a secção. Agora, em 2019/20, chega o Sporting e Nuno Pinto não tem dúvidas: "Seria importante ter o FC Porto no feminino, mas também o Valongo, Barcelos, Paço de Arcos... por aí fora. Neste momento, colocar-se-ia um problema. Temos 14 equipa no campeonato masculino, se todas quisessem ter feminino não teriam atletas suficientes. É preciso recrutar mais jovens."
"O desporto feminino está a crescer em Portugal e no Mundo, veja-se o caso do futebol que está a dar um salto e isso contagia outras modalidades", acrescentou o treinador, que sobre o futuro da seleção feminina referiu: "É preciso continuar a trabalhar a base e perceber o campo de recrutamento de jovens. Esse é o caminho."
11108470